Na Áustria

Vencedor de 'Oscar' da fotografia, fotógrafo de Caruaru dará curso na Europa

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 13/04/2016 às 11:10
NOTÍCIA
Leitura:

Jackson recebeu vários prêmios internacionais
Foto: Divulgação/Assessoria.
Com várias premiações internacionais no currículo, o fotógrafo Jackson Carvalho, de 48 anos, está se preparando para mais um desafio na carreira. Em outubro, ele ministrará aulas para fotógrafos profissionais em um curso na Áustria. Fui convidado para ministrar o curso. Irei ao país para receber uma medalha de ouro após vencer, pela segunda vez, Trierenberg Super Circuit, conta.

Jackson começou a fotografar ainda na infância após ganhar uma câmera fotográfica da tia. Sempre fui apaixonada por foto. Comecei a investir em equipamentos profissionais em 2008. No ano seguinte, fui fazer um curso em Nova Iorque, focando em fotografia de moda e publicitária. Em 2010, montei meu estúdio. Os prêmios começaram a vir em 2013, quando comecei a participar dos festivais internacionais. Recebo muitos convites.

Foto: Jackson Carvalho/ Divulgação.
O fotógrafo diz que busca o equilíbrio entre os elementos da foto para conseguir um resultado diferenciado. Gosto muito da construção e inovação na fotografia. Busco formas e composições que representam minha maneira de ver as coisas. Tenho uma ótica muito minha. O fotógrafo tem que ter o olho bom e fazer da câmera apenas um instrumento para capturar aquilo que deseja. É preciso estudar, se especializar para extrair tudo que um equipamento pode dar.

Para quem não tem conhecimento e quer fazer uma boa foto, Jackson afirma que o equipamento é muito importante, mas não faz nada sozinho. É preciso estudar. Fazer um curso para conhecer as técnicas específicas de cada foto. Entender as funções da câmera para conseguir captar exatamente o que está vendo e criar sensações. Recomendo que as pessoas olhem livros de fotografia. Vejam o que é feito.

Foto: Jackson Carvalho/ Divulgação.
PRÊMIO -
Jackson Carvalho ganhou, pela segunda vez, a medalha de ouro na competição Trierenberg Super Circuit, considerada o Oscar da fotografia mundial. O fotógrafo venceu na categoria Temas especiais A magia das Cores.

A foto vencedora fez parte do trabalho Butterfly Drink e foi premiada em outras competições internacionais. Além da imagem campeã, mais 42 fotos feitas por Jackson foram selecionadas para participar de exposições promovidas pela organização do prêmio em diversos locais da Europa. Elas também serão publicadas no anuário Book Trierenberg Super Circuit 2016 Luxury Edition.

A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no dia 10 de outubro, na cidade de Linz, na Áustria. Na edição de 2014, ele também conquistou a medalha de ouro com o trabalho Angelus Dominus.

Mais Lidas