TAC firmado

Acordo entre MPPE e prefeitura define segurança para São João de Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 19/05/2016 às 8:31

São João terá três matinês aos sábados; portões serão abertos às 17h
Foto: JC Imagem.
A Prefeitura de Caruaru e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) definindo as regras para a realização do São João 2016. No documento constam os dias e horários de funcionamento da festa, os ritmos que serão autorizados no Polo Pincipal, o funcionamento do comércio no local e a segurança da festa.

Em relação aos horários, destacamos o cuidado para o encerramento dos shows e o processo de dispersão do público. Este ano teremos novamente as matinês aos sábados e os portões serão abertos às 17h. Também se repete a orientação de ritmos permitidos nos palcos da festa, que será apenas forró e sertanejo, sendo liberados outros ritmos apenas no antigo Polo Alternativo, que desde o ano passado se chama Polo Azulão. Mas o principal é a estrutura de segurança, que devem funcionar de forma cooperativa entre todos os órgãos envolvidos, afirma o promotor Paulo Augusto.

Os representantes das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros atentaram para os procedimentos que devem ser adotados durante o acesso do público ao Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, que consiste em revista, detector de metais e proibição do uso de isopor, cooler, caixa térmica e afins. Este ano, assim como em anos anteriores, também será montado o Centro de Operação Integrada (COI), que concentra as equipes dos órgãos de segurança, saúde e fiscalização.

Para a presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Lucia Lima, todas as questões de segurança durante o evento são prioridade. Seguiremos os critérios dos órgãos fiscalizadores para oferecermos a melhor segurança possível e a estrutura mais adequada. Queremos que a população que for aos polos de animação aproveitem a festa sem preocupação. Os pequenos ajustes feitos hoje devem nos ajudar nesse sentido, acrescentou.