Tradição

Comidas gigantes agitam a sexta-feira junina em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 23/06/2016 às 18:43

Caruaru também tem espaço para o maior arroz doce do mundo, que será dividido nesta sexta-feira
Foto: arquivo/ Divulgação
Não basta ter a maior tradição junina do País. Caruaru, no Agreste de Pernambuco, também tem o arroz doce, a broa de milho e o bolo de tapioca gigantes, além do maior cuscuz do mundo. Nesta sexta-feira (24), comemorado o Dia de São João, os moradores do município poderão se deliciar com as iguarias tipicamente da mesa nordestina.

O maior arroz doce será montado no bairro Vila Kennedy, no pátio da antiga feira do bairro, a partir das 16h. A 16ª edição do evento vai contar também com comidas regionais, bebidas, parque infantil e show com Décio Luiz. São cerca de 300kg de arroz distribuídos para mais de seis mil pessoas. A receita conta com 100 litros de leite, 50kg de açúcar e 40 garrafas de leite condensado, além de leite de coco, canela, cravo da índia e sal.

Já o bolo de tapioca será distribuído na Rua da Tijuca, no bairro do Salgado, a partir das 18h, com corte às 20h. De acordo com os organizadores da festa, a comida leva mais de 24h para ficar pronta. Pelo menos dez pessoas se envolvem na preparação do bolo. A iguaria é composta por 120kg de massa de tapioca, 35kg de açúcar, 400 caixas de leite condensado, 120 litros de leite de coco, 80 litros de leite, 50kg de coco ralado e 30kg de margarina. Para animar a festa, Léo Pancadão, Rubinho Show, quadrilha junina e outras atrações.

A 9ª edição da broa de milho está prevista para ser realizada no bairro Divinópolis. A festa está programada para começar às 20h. O evento terá apresentação de dança do grupo infantil, trio pé-de-serra, banda Forró da Matinê e grupos de quadrilha junina. Na preparação da comida, foram usados 236 ovos, 15kg de manteiga, 24kg de trigo, 300 espigas de milho, 1kg de fermento, 16 cocos ralados, 4kg de leite condensado e 5kg de doce de goiaba.

No último dia 12 de junho, também foi preparado o maior cuscuz do mundo no Alto do Moura, em Caruaru. A maior cuscuzeira tem o tamanho de 3,10 metros de largura e 4,20 metros de altura. Mais de 70 mil pessoas experimentaram a iguararia.