Música

Em Gravatá, 8º Festival Virtuosi começa com Orquestra Jovem de PE

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 15/07/2016 às 11:08

Festival começa neste sábado e segue até o dia 24 deste mês
Foto: Divulgação.
Começa neste sábado (16) a VII do Festival Virtuosi em Gravatá, no Agreste de Pernambuco. A festa, que segue até o dia 24 deste mês, trará cerca de 20 coralistas, além de tenores, barítonos e regentes. Além disso, coralistas nordestinos se unem ao evento para formar um coral com mais de 40 vozes, encerrando o festival com a apresentação do Requiem de Mozart.

A programação tem início neste sábado (16), às 19h, com a Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a direção do Maestro Rafael Garcia, tendo como solistas a violinista Soh-Hyun Park, o violista Rafael Altino e o violoncelista Leonardo Altino. No domingo (17), às 11h, o Virtuosi reservou um recital de canto com a participação de Niklaus Rüegg, Robert Koller e Nadia Belneeva.

Já na segunda (18), acontece o recital Barroco & Romantismo, com o pianista Ilya Ramlav. Na terça (19), é a vez do recital Brahms & Rachmaninoff, com a participação do violista Rafael Altino e do pianista Ilya Ramlav. As cantoras soprano brasileiras Gabriella Pace e Adriana Clis se apresentam no dia 20 de julho, tendo ao piano Nadia Belneeva. O festival segue trazendo no dia 21 o programa Paganini & Cesar Franck apresentando o Quarteto para viola, violino, cello e violão e o Quinteto para piano e cordas.

Na sexta feira (22), é a vez do Duo Altino apresentar um programa com obras de Kodály, Desenne e Ravel. Às 11h, do sábado (23), o violonista Adam Marec realiza seu recital. No mesmo dia à noite, às 19h, haverá a apresentação do Requiem de Mozart reunindo coralistas, instrumentistas e professores. O Virtuosi Gravatá se encerra no domingo (24), às 11h, com um recital dos jovens cantores e instrumentistas, apresentando o trabalho realizado durante a semana.