Filmes

III Festival de Cinema de Caruaru está com inscrições abertas

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 03/08/2016 às 15:36

A imagem é do 2º Festival de Cinema de Caruaru, que aconteceu no ano passado
Foto: reprodução/Facebook
As inscrições para o III Festival de Cinema de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, já estão abertas. Este ano, o evento será realizado entre os dias 5 e 12 de novembro e exibirá produções que homenageiam elementos da cultura regional e nacional. O festival promove debates e oficinas com o objetivo de incentivar a produção audiovisual em escolas e universidades.

Quem quiser inscrever um filme no festival poderá fazê-lo até o dia 15 de setembro. O evento espera mais de mil inscrições este ano, já que na edição passada foram 949. Para participar, é necessário entrar no site do festival. Os filmes inscritos devem ter sido finalizados a partir de janeiro de 2015 e precisam ter cópia em formato digital em alta resolução. 

O resultado da seleção será divulgado na última semana de setembro através da página do Festival de Cinema no Facebook. O edital está disponível no site do evento. A 3ª edição do festival abriu espaço para o dobro de filmes em relação ao ano passado. As exibições serão divididas em quatro mostras competitivas, diferenciadas por temas e pela produção. Outras sete mostras não competitivas terão produções convidadas. No total, serão 140 filmes exibidos. 

Veja as categorias do festival:

A Mostra Estudantil exibe apenas filmes dirigidos por alunos do fundamental II à graduação, matriculados em alguma instituição de ensino no Agreste do Estado. Só podem se inscrever produtos que ainda não tenham sido premiados em outras competições.

Já para a Mostra Agreste, serão selecionados filmes ambientados no Agreste de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Alagoas e Bahia, de forma que seja possível identificar as características da região no filme. Os diretores e produtores também devem ser destas áreas.

Da Mostra Brasil podem participar filmes de temas livres, de qualquer parte do território nacional. Os diretores e produtores devem ser nativos. Por último, a Mostra Ibero-americana deverá ter filmes ambientados em Portugal, Espanha, Andorra e países hispano-americanos, produzidos por residentes ou nativos destes países.

O III Festival de Cinema deste ano tem parceria com Portugal, através da Mostra e Cinema Jovem Ymotion. A competição também conta com o apoio da Prefeitura de Caruaru, da Associação dos Artistas de Caruaru, de instituições de ensino públicas e privadas, além de empresas.