Magia

Abertura do Natal Luz será nesta sexta-feira em Garanhuns

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 10/11/2016 às 19:05
NOTÍCIA
Leitura:

Natal Luz 2016, em Garanhuns, tem como tema "A Magia do Natal"
Foto: divulgação/Ruthe Santana/Prefeitura Municipal de Garanhuns
O município de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, está nos últimos preparativos para a abertura do Natal Luz 2016, nesta sexta-feira (11), às 19h30. A decoração já está no lugar, mas algumas peças ainda são mantidas em segredo. Temas como o Papai Noel e pinheiros enfeitados, ursos, duendes, brinquedos e doces, além do presépio, que retrata o nascimento do menino Jesus, fazem parte da ornamentação.

"As pessoas vão criando a expectativa, começa aquele burburinho de cidade do interior, já que quase todas se conhecem. A cidade se volta para este tema, [o evento] é importante por ser uma cidade turística. É muito bonito ver essa relação das pessoas com a cidade, ver as famílias tirando as fotografias para mandar para as pessoas de outros lugares do País", comemora a secretária de Cultura de Garanhuns, Cirlene Leite.

Na cerimônia, em frente ao Palácio Celso Galvão, haverá queima de fogos e será declarado o início do evento, que segue até o dia 31 de dezembro. O prédio fica na Avenida Santo Antônio, uma das principais da cidade. O show da abertura fica por conta dos cantores garanhuenses Andrea Amorim, Amanda Back, Hercinho Gouveia e Kiara Ribeiro, com a apresentação "Estação G4", formada especialmente para a ocasião. A programação completa do evento pode ser conferida no site da prefeitura.

O tema deste ano é "A Magia do Natal", com atrações em dois polos fixos: o Palco Prefeitura e o Infantil Fonte Luminosa, na Praça Souto Filho, novidade desta edição. O polo infantil vai receber ações nos sábados de dezembro. Os "Desfiles de Papai Noel", com a presença de carros alegóricos, acontecem aos sábados e domingos, na Avenida Santo Antônio.

Outra novidade deste ano é a "Pracinha Gastrô", na Praça Dom Expedito Lopes, no bairro Heliópolis. A atividade começa a partir das 18h na sexta-feira (11) e vai reunir vendedores de delícias como bolo de pote, pipocas gourmet, waffles, sanduíches, brownies, churros, entre outros. A ideia da pracinha surgiu de uma parceria entre empresários. 

A partir do próximo sábado (12) até a próxima terça (15), o espaço vai abrir das 15h às 21h. No mês de dezembro, a pracinha vai funcionar neste mesmo horário, exceto nos fins de semana do Natal e do Ano Novo. O serviço vai continuar depois das festividades, em 2017, sempre no primeiro e terceiro fim de semana do mês.

De acordo com a secretária de Turismo de Garanhuns, Neile Barros, a expectativa é de que cerca de 550 mil pessoas passem pela cidade durante todo o período festivo. "A cada ano que passa, o evento vem crescendo", afirma. Ainda segundo a secretária, vários hotéis já estão 90% ocupados para novembro e 100% em dezembro. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico estima que as vendas no comércio da cidade aumentem de 5% a 7%, em relação ao mesmo período do ano passado.

Atrações musicais

Os cantores Altemar Dutra Júnior, Adilson Ramos e a Orquestra Super Oara, de Arcoverde, estão na programação do Natal Luz. O dia 23 de dezembro, no palco Prefeitura, será especial, com o projeto "Natal Sanfonado". O grupo é formado por mais de 20 artistas, entre eles Petrúcio Amorim, Rogério Rangel, Nádia Maia, Iráh Caldeira, Roberto Cruz, Andrezza Formiga, Dudu do Acordeon, André Macambira, Pecinho Amorim, Almir Rouche, César Amaral e Benil. A promessa é de uma apresentação com elementos da cultura sertaneja, abordando as raízes nordestinas.

Além dos polos principais, a programação inclui a ação itinerante "Natal Luz nos Bairros", que vai levar programação nas quartas e quintas para os bairros da Cohab III, Magano, Várzea, Boa Vista, Liberdade, Vila do Quartel, Indiano, São José, Parque Fênix e Cohab II. Já os três distritos municipais, São Pedro, Iratama e Miracica, recebem atrações nos domingos. O Quilombo Estivas recebe o Natal Luz pela primeira vez este ano, também aos domingos.

Trânsito

Parte alta da Avenida Santo Antônio será interditada para a realização dos desfiles
Foto: Daniela Batista/divulgação/Prefeitura Municipal de Garanhuns
A Avenida Santo Antônio terá interdições durante a realização dos desfiles de Natal. De acordo com a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) de Garanhuns, o bloqueio será na parte alta da via, todos os sábados e domingos, a partir das 14h. O espaço vai da frente da prefeitura até o banco Santander. A medida começa a valer a partir deste fim de semana, até o encerramento da programação. Veículos que pararem na área isolada poderão ser removidos pela AMSTT, para permitir a realização do desfile.

Mais Lidas