Programação

Garanhuns comemora aniversário de Dominguinhos neste domingo

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 10/02/2017 às 11:03

Praça de Garanhuns homenageia Mestre Dominguinhos
Foto: divulgação/Prefeitura de Garanhuns
A cidade de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, terá uma programação especial para comemorar o aniversário de Dominguinhos, neste domingo (12), no Parque Euclides Dourado. O sanfoneiro José Domingos de Moraes nasceu no dia 12 de fevereiro de 1941 e faria 76 anos se estivesse vivo.

A programação - gratuita - conta com uma edição especial da Roda de Sanfona e da Feira no Parque, no Parque Euclides Dourado. A Orquestra Sinfônica Manoel Rabelo é atração no evento, com repertório baseado no pé-de-serra. 

A Feira do Parque, que periodicamente reúne comerciantes de artesanato, plantas ornamentais e gastronomia, funciona especialmente para a comemoração, das 9h às 19h. Já as apresentações da Roda de Sanfona acontecem das 14h às 18h, também no Parque Euclides Dourado. Cerca de 20 sanfoneiros se apresentarão, um após o outro, enquanto os músicos da Orquestra Sinfônica tocam triângulo, zabumba e sanfona.

História

Dominguinhos nasceu em Garanhuns e começou a carreira jovem, quando formou um trio ao lado de dois irmãos. Ele apresentou-se em feiras, bares e hotéis. Durante este período, conheceu Luiz Gonzaga, que tornou-se seu padrinho. A carreira de Dominguinhos incluiu parcerias com grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB), como Maria Betânia e Caetano Veloso. O sanfoneiro faleceu no dia 23 de julho de 2013, em São Paulo. Ele foi sepultado em setembro, no Cemitério São Miguel, em Garanhuns.