Carnaval multicultural

Bezerros mostra riqueza da Folia dos Papangus neste domingo

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 26/02/2017 às 13:28

Grupo Veneza Brasileira presente na Folia do Papangu desfila há mais de 20 anos
Foto: Ana Maria Miranda/NE10 Interior
O Carnaval de Bezerros, no Agreste de Pernambuco, tem como auge da folia este domingo (26), dia do concurso dos papangus. Quem foi conferir a festa pela manhã conseguiu ver a multiculturalidade da Folia dos Papangus e a criatividade dos brincantes. Papangus, frevo, maracatu, blocos e shows estão na programação.

Grupo de amigos sai com a mesma fantasia há quatro anos
Foto: Ana Maria Miranda/NE10 Interior
O gestor industrial Diego Araújo, 29 anos, o assistente de Recursos Humanos Jean Ferreira, 26, e o técnico de enfermagem Ailton Ferreira, 29, saem há quatro anos vestidos iguais. Este ano, estavam de Guardiões do Carnaval. Quem via o grupo, parava para tirar foto. "[O Carnaval de Bezerros] é o mais cultural possível, com muito frevo, rico demais", diz Jean. 



Mais sobre o Carnaval em Bezerros:

» As fantasias mais criativas do Carnaval de Bezerros
» Inseguros, foliões abandonam Recife rumo a Bezerros

 

Os empreendedores Sabrina Soares e Vinicius Moraes, que são de Recife e moram em Caruaru, aproveitaram o dia de festa para fazer negócio vendendo açaí, salada de frutas e outros alimentos veganos. "Este é o nosso primeiro Carnaval aqui, é bem semelhante a Olinda. Mais tranquilo, mas tão animado quanto", diz Sabrina.

Comissário aposentado José Luiz Lima esteve no Galo e foi para Bezerros
Foto: Ana Maria Miranda/NE10 Interior
A aposentada Elizabete Ramos, 62 anos, e sua filha, a costureira Elizabete Paula, 40, vieram de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, para curtir a folia em Bezerros pela terceira vez, com um grupo de aproximadamente 80 pessoas da terceira idade. "Acho nota dez, está tudo ótimo", afirma a mãe. "Aqui é sempre bom de brincar, bem calmo", opina a filha.

Também da Região Metropolitana do Recife, o comissário aposentado José Luiz Lima, 54 anos, esteve no sábado (25) no Galo da Madrugada e estava com a mesma empolgação para curtir a Folia dos Papangus com a esposa, a irmã e uma amiga. "Eu já conheço Bezerros, mas nunca tinha vindo durante o Carnaval", revela.

Papangus

O grupo "Veneza Brasileira presente na Folia do Papangu" foi um dos que participou do Concurso dos Papangus. O grupo é formado por seis pessoas e desfila há mais de 20 anos.

O personagem tem origem no século 19, quando um grupo de homens decidiu brincar o Carnaval utilizando máscaras e vestindo roupas compridas para que não fossem identificados. Durante a festa, eles percorriam as casas de amigos e parentes, onde era servido angu (prato feito à base de milho). Por isto, ficaram conhecidos como papangus.

Camarote da acessibilidade

O camarote da acessibilidade começou a funcionar a partir deste domingo no Carnaval 2017. O espaço tem capacidade para 60 pessoas e fica em frente à prefeitura. O camarote fica disponível das 10h às 16h até a terça-feira de Carnaval.

Programação

A programação do Carnaval de Bezerros conta este ano com seis polos e mais de 100 atrações, além das mais de 30 agremiações que passarão pelo corredor da folia durante o Carnaval. A novidade fica por conta do Espaço do Frevo, que recebe orquestras nos dias de folia. Os destaques deste domingo são Elba Ramalho, a partir das 18h, e Nação Zumbi (QG do Frevo - Rua da Matriz). Confira a programação completa.