Convocatória

Prefeitura de Caruaru estipula máximo de R$ 200 mil para cachês do São João

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 28/03/2017 às 10:25

Divulgação das atrações selecionadas pelo edital será no dia 5 de maio
Foto: divulgação/Prefeitura de Caruaru

A Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, estipulou o valor máximo de R$ 200 mil para os valores dos cachês de artistas para o São João 2017. A informação está na convocatória divulgada no Diário Oficial do Município, nessa segunda-feira (27). De acordo com o texto, sob nenhuma hipótese será possível a contratação artística que ultrapasse este valor.

Apesar disto, a Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru informou que reservará uma cota de até 50% do total da programação do São João para que a prefeitura convide artistas e grupos que não estiverem inscritos na convocatória. Em entrevista à Rádio Jornal Caruaru, o vice-presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Leonardo Salazar, confirmou estes artistas podem ser contratados acima do valor estabelecido. "Se um artista for convidado direto pela prefeitura e o cache for superior, isto pode acontecer. Será um artista convidado da prefeitura. Isto é normal, outras entidades públicas também fazem isso", afirmou.

Show de Wesley Safadão foi o mais polêmico do São João 2016 e custou R$ 575 mil
Foto: Renand Zovka/divulgação/Prefeitura de Caruaru

No ano passado, os valores dos cachês dos artistas para o São João foram alvo de polêmica em Caruaru. O show mais polêmico foi o de Wesley Safadão, cujo cachê foi de R$ 575 mil, enquanto em Campina Grande, na Paraíba, o valor foi de R$ 195 mil. A apresentação enfrentou até suspensão da Justiça, mas foi realizada. No show, o cantor anunciou que doaria todo o valor a instituições de caridade na cidade.

Convocatória

A finalidade prioritária da convocatória é "promover apresentações de artistas e grupos ligados às festividades juninas". Poderão participar da convocatória pessoa jurídica (atrações locais, estaduais ou nacionais) de direito privado com ou sem fins lucrativos, que deverão estar em plano funcionamento por no mínimo seis meses; e pessoa física maior de 18 anos, que também deverá comprovar atuação na atividade há pelo menos seis meses.

Serão aceitas propostas para as áreas de música (cantores, grupos, bandas, orquestras, bandas de pífanos e trios pé-de-serra), dança, grupo de bacamarteiros, duplas de repentistas, duplas de emboladores, entre outros.

Inscrições

As inscrições poderão ser feitas de forma presencial ou pela internet, no período de 28 de março até o dia 19 de abril. As inscrições presenciais podem ser realizadas nos dias úteis, das 8h às 13h, na Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, na Praça Coronel José de Vasconcelos, no centro da cidade. Já as inscrições online não podem ultrapassar as 23h59 do dia 19/04. As propostas deverão ser encaminhadas para o e-mail [email protected]. Não serão aceitas inscrições enviadas por outros meios.

A lista com as propostas habilitadas que passarão para a segunda fase será divulgada no dia 27 de abril no site da Prefeitura de Caruaru e na sede da Fundação de Cultura e Turismo. O extrato será publicado no Diário Oficial. Após a fase de habilitação e julgamento de recursos (solicitados de 28 de abril a 3 de maio), começa a fase de seleção.

As propostas serão selecionadas por uma comissão composta por cinco representantes do poder público e cinco membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Caruaru. A divulgação das atrações selecionadas será no dia 5 de maio. A lista de documentos necessários para o envio das propostas e informações complementares pode ser acessadas através do Diário Oficial: