Festa

Estilista vai desenvolver identidade visual do São João de Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 14/04/2017 às 9:12

Estilista Ronaldo Fraga, prefeita Raquel Lyra e presidente da Fundação de Cultura, Lúcio Omena
Foto: divulgação/Seic

O estilista e cenógrafo mineiro Ronaldo Fraga irá coordenar o trabalho de produção da identidade visual do São João de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A ação -realizada junto com coletivos da cidade - estará dentro do projeto "Estampa Caruaru", lançado nessa quinta-feira (13) no Armazém da Criatividade. No local, um convênio foi assinado entre a prefeitura e o estilista, em parceria com o Núcleo de Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

De acordo com a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), o novo conceito da festa será apresentado em breve. "Ele [Ronaldo Fraga] veio nos fazer uma visita, fazer uma pesquisa de campo, visitar Caruaru inteira para poder nos apresentar aquilo que será a nova cara, o novo conceito do São João de Caruaru". Esta semana, o estilista esteve no Pátio de Eventos, na Estação Ferroviária e na Feira de Artesanato.

Ronaldo Fraga esteve na Feira de Caruaru
Foto: Roberto Pereira Jr./divulgação/Seic

Para o estilista, a maior dificuldade para desenvolver o trabalho será a riqueza da cultura da cidade. "Tem assunto para pelo menos umas dez edições", brincou. Segundo ele, a orientação foi para que seja abordada a diversidade, incluindo o resgate do São João do pé-de-serra e a festa feita pelas gerações mais jovens. "Uma cidade com uma cultura tão rica e tão ampla tem lugar para todas as manifestações de São João", afirmou.

Carreira

Ronaldo Fraga conta com trabalhos que envolvem história, cultura, diálogo e arte contemporânea. Ele já realizou desfiles e exposições no Brasil e exterior, desenvolveu figurinos de várias peças teatrais e é um dos estilistas mais apreciados do São Paulo Fashion Week.