Festa

São João de Caruaru será de 3 a 29 de junho

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 19/04/2017 às 14:15
NOTÍCIA
Leitura:

Festa de São João será de 3 a 29 de junho em Caruaru
Foto: divulgação

O presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, Lúcio Omena, confirmou nesta quarta-feira (19) que a festa do São João 2017 será de 3 a 29 de junho na cidade. A informação foi repassada durante uma reunião entre a pasta e representantes de veículos de comunicação de Caruaru.

De acordo com Lúcio Omena, a festa terá uma parte de vivência cultural e outra de entretenimento. "O São João de Caruaru sempre teve uma vivência cultural, a família ia para a rua, brincava na rua, na roça, tinha as tradições atendidas. Quando vai crescendo a festa, a gente vai perdendo um pouquinho este viés. Então a ideia é resgatar nossos valores, isso torna Caruaru diferente de todo mundo. Aqui a gente tem uma riqueza cultural enorme e a gente precisa contemplá-las", afirmou.

Cantor Alcymar Monteiro já divulgou que é uma das atrações da abertura
Foto: divulgação

Na próxima segunda-feira (24), a Fundação de Cultura e Turismo deve decidir a data de lançamento do São João 2017. O presidente promete um lançamento diferente. A lista de atrações ainda não foi divulgada, mas o cantor Alcymar Monteiro divulgou que é uma das atrações da noite de abertura, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga.

"Aquele turista que quer vivenciar o São João, dançar num terreiro, ele vai estar contemplado. Mas ao mesmo tempo nós somos conectados, temos uma população jovem que quer o São João de entretenimento, que quer o grande sertanejo na festa e a gente vai contemplar. A gente apenas vai equilibrar um pouco a balança", explicou Lúcio Omena.

Sobre a polêmica dos cachês dos artistas do ano passado, principalmente o de Wesley Safadão, o presidente da Fundação de Cultura e Turismo afirmou que há um acordo comercial entre Caruaru e Campina Grande para conhecer os valores para que não haja distorções de uma cidade para a outra.

A identidade visual da festa será feita a partir de uma parceria entre o estilista e cenógrafo mineiro Ronaldo Fraga e o Núcleo de Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O trabalho deve abordar a diversidade, incluindo o São João do pé-de-serra e a festa feita pelas gerações mais jovens.

Segurança

A questão da segurança torna-se cada vez mais uma preocupação do público, principalmente após a divulgação de uma portaria da Secretaria de Defesa Social (SDS). O texto diz que de 2 a 22 de junho, os locais de festa terão policiamento das 10h às 17h e das 20h à meia-noite. O mesmo acontecerá de 25 de junho a 2 de julho. Somente nos dias 23 e 24 de junho, dias oficiais de São João, o horário de atuação da PM será maior: ao invés da meia-noite, a polícia atua até 2h da manhã.

De acordo com o presidente da Fundação de Cultura e Turismo, a determinação é a mesma do ano passado e não haverá prejuízo para a festa. "Tem um artigo que fala que cada cidade vai acordar diretamente com o comando da Polícia Militar e Governo do Estado seu horário de funcionamento. Inclusive o comandante da polícia já ligou dizendo: 'tranquilizem-se porque isto não é motivo de preocupação'", afirmou Lúcio Omena.

Mais Lidas