Festival

Festival Viva Dominguinhos, em Garanhuns, terá Flávio José e Falamansa

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 20/04/2017 às 11:17

Cantor Flávio José é uma das atrações do encerramento do Viva Dominguinhos, no sábado (22)
Foto: divulgação/Prefeitura de Garanhuns

A 4ª edição do festival Viva Dominguinhos começa nesta quinta-feira (20) e segue até o sábado (22) em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. As apresentações de atrações locais, regionais e nacionais serão realizadas em dois polos: a Praça Cultural Mestre Dominguinhos e o Espaço Colunata, no centro da cidade.

O objetivo do evento é homenagear o músico José Domingos de Moraes, Dominguinhos, em sua cidade natal. O Viva Dominguinhos é considerado a abertura do período junino em Pernambuco, por ter como foco o baião, o xote e outros derivados do forró.

De acordo com a Prefeitura de Garanhuns, a expectativa para os três dias de festa é superar o público do ano passado, de 110 mil pessoas. "Temos certeza de que tudo o que é investido volta como incremento da economia em bares, restaurantes e hotéis, disse o prefeito Izaías Régis, por meio da assessoria de imprensa. No ano passado, a taxa de ocupação dos hotéis e pousadas ficou em 95%; a comercialização de alimentos e bebidas ficou em 70%. No artesanato, a movimentação foi de 50% nas vendas.

No palco principal, montado na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, os shows começam às 21h. Na quinta-feira (20), a abertura terá Mourinha do Forró, Nádia Maia e Targino Gondim, Andréa Amorim, Cezzinha e Dorgival Dantas. Na sexta (21), sobem ao palco Genaro, Os Nonatos, Alcymar Monteiro e Fulô de Mandacaru. O sábado (22) terá Kiara Ribeiro, a Cantoria Agreste (Genaro, João Netto, Marcelo Melo e Sérgio Andrade). O evento será encerrado por Flávio José e Falamansa.

Ruas no entorno dos dois polos serão parcialmente interditadas
Foto: divulgação/Prefeitura de Garanhuns

O palco "Canta Dominguinhos", localizado no Espaço Colunata, na Avenida Santo Antônio, funciona na sexta-feira (21) e no sábado (22), das 10h às 18h. Na sexta, apresentam-se Valdir Marino, Os Coroas do Forró, Forró do Xeeh, Orquestra Sanfônica, Quero Xote, Juliano do Acordeon, Verônica, Nando Azevedo e Amanda Back. No sábado (22), sobem ao palco Ivan Maceió, Mateus Cordeiro e Deivinho, Rogério e Os Cabras, Michelly dos Anjos, Forró Pesado de Garanhuns, Banda Seu Januário, André Macambira, Andrezza Formiga e Roberto Cruz.

Segurança e trânsito

O esquema de segurança será executado por meio de parceria entre a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Uma ambulância estará disponível para casos de emergência no local do evento. A Secretaria de Saúde contará ainda com uma equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária.

A AMSTT confirmou interdições parciais das Ruas Coronel Antônio Vitor e da Prosperidade, além da Avenida Afonso Pena, todas no entorno da Praça Cultural Mestre Dominguinhos. Outras intervenções ainda podem ser realizadas para fluidez no trânsito durante os dias do evento.