Campanha

Grupos prioritários começam a ser imunizados contra gripe em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 24/04/2017 às 11:05

Crianças de seis meses a menores de 5 anos estão entre o público-alvo da campanha de vacinação
Foto: arquivo/Agência Brasil

Os grupos prioritários começam a ser vacinados contra gripe nesta segunda-feira (24) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, todas as 69 equipes de Saúde da Família, além dos cinco Centros de Saúde, estarão a postos para atender a população. Este ano, o Ministério da Saúde deverá encaminhar cerca de 74 mil doses da vacina à cidade.

O público-alvo são gestantes, puérperas até 45 dias, crianças de seis meses a menores de 5 anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, indivíduos acima de 60 anos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou que possuam condições clínicas especiais, com apresentação de prescrição médica, professores da rede pública e particular, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, a vacina da gripe deste ano também é trivalente: cada dose da vacina terá "cepas do Myxovírus influenza e inativos, fragmentados e purificados, correspondente aos antígenos hemaglutinina". O Instituto Butantan e o Instituto Butantan/Sanofi Pasteur-França são os fornecedores da atual vacina. Pessoas que têm alergia a ovo de galinha ou que apresentaram reações quando tomaram no ano passado não podem se vacinar.

Campanha Nacional de Vacinação

A 19° Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe foi lançada na última segunda-feira (17) e seguirá até o dia 26 de maio. A primeira semana foi dedicada à imunização dos profissionais de saúde. O Dia "D" da campanha será realizado no dia 13 de maio.

Veja na reportagem do "TV Jornal Meio-Dia", da TV Jornal Interior: