Educação

MPT capacita educadores sobre trabalho infantil em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 24/04/2017 às 11:59

Tema da capacitação é o combate ao trabalho infantil
Foto: arquivo/Agência Brasil

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco realiza uma capacitação do "MPT na Escola" com educadores de Caruaru e outros 13 municípios do Agreste do Estado sobre o combate ao trabalho infantil. O evento começa às 9h desta terça-feira (25) no espaço Sest/Senat, em Caruaru.

De acordo com o MPT, serão capacitados educadores de Agrestina, Bezerros, Brejo da Madre de Deus, Camocim de São Félix, Caruaru, Cumaru, Jataúba, João Alfredo, Panelas, Sairé, São Bento do Una, São Joaquim do Monte, Tacaimbó e Taquaritinga do Norte.

Cada município deverá escolher até cinco escolas para participar do projeto. As instituições encaminham até dois educadores para participar da capacitação e receber o material pedagógico para ser trabalhado em sala de aula. Uma outra capacitação está prevista para o segundo semestre deste ano, devido à alta procura por parte das escolas.

MPT na Escola

O projeto "MPT na Escola: de mãos dadas contra o trabalho infantil" começou em 2008 com o objetivo de conscientizar a sociedade por meio da comunidade escolar, romper barreiras culturais, mitos e fortalecer o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Em 2015, o MPT na Escola teve adesão de 392 municípios em todo o País, atingindo 3.607 escolas, 34.153 professores e 649.418 alunos. No programa, educadores ganham formação sobre o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, trabalho adolescente protegido, com a Lei do Aprendiz, e combate e prevenção do trabalho infantil. Os educadores também recebem orientações sobre como abordar o tema em sala de aula e são convidados a criar planos de ação para suas escolas, na intenção de construir projetos.