Diversidade cultural

São João de Caruaru terá quatro homenageados em 2017

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 10/05/2017 às 8:02

Diversidade cultural de Caruaru foi ponto de partida para a escolha dos homenageados do São João
Foto: divulgação/Rafael Lima

O jornalista e escritor José Condé, o artista plástico Gineton Magalhães (ambos in memoriam), a cantora Joana Angélica e a atriz e diretora Arary Marrocos serão os quatro homenageados do São João de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, em 2017. A informação foi divulgada nesta terça-feira (9) pela Fundação de Cultura e Turismo. A diversidade cultural da cidade foi ponto de partida para a escolha dos nomes.

José Ferreira Condé é autor de vários livros: sua obra mais famosa, "Terra de Caruaru", recebeu o prêmio Coelho Neto da Academia Brasileira de Letras. Ele faleceu no Rio de Janeiro, em 1971. Gineton Magalhães faleceu em janeiro deste ano e completaria 50 anos de carreira em 2017. Ele ficou conhecido ainda como um grande carnavalesco e já foi rei momo em diversos carnavais.

A atriz, produtora, encenadora, diretora e educadora Arary Marrocos fundou junto ao marido, o também ator Argemiro Pascoal (1929-2012), o Teatro Experimental de Arte, um dos grupos mais atuantes no Estado, através de cursos, oficinas, workshops e festivais cênicos. Entre os espetáculos realizados como diretora e atriz estão "O Baile do Menino Deus", "O Eclipse", "Canção de Fogo", entre outros.

A cantora Joana Angélica fez parte da banda do Camarão durante 30 anos. Atualmente em carreira solo, já participou do grupo Karolinas com K, ao lado de Terezinha do Acordeon, Lourdes Silva e Maria Lafayete. Este ano, Joana completa 50 anos de carreira.

São João 2017

Este ano, a festa será realizada de 3 a 29 de junho. A prefeitura promete uma festa descentralizada; o número de polos ainda não foi divulgado. O lançamento do projeto do São João 2017 (modelo e programação) para a imprensa está previsto para a próxima segunda-feira (15), em Pau Santo, na zona rural de Caruaru, às 19h. A dupla Matheus e Kauan já foi confirmada como atração.