Festa multicultural

São João 2017 contempla diversas vertentes musicais em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 15/05/2017 às 23:09

Cantor Toinho do Baião foi animação do público na apresentação da festa
Foto: Ana Maria Miranda/NE10 Interior

O São João de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, terá em 2017 oito polos descentralizados, além do Polo da Estação Ferroviária, do Alto do Moura e do polo principal, o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga. No total, serão mais de 400 atrações, de 3 a 29 de junho, além do São João de Rua, São João da Roça e das festas das comidas gigantes.

Apresentado na noite desta segunda-feira (15), o projeto do São João deste ano tem como mote a multiculturalidade da festa, para contemplar todas as vertentes musicais. "Essa é a nossa maior festa, a festa que todo mundo se envolve, Caruaru tem uma particularidade de todas as pessoas quererem fazer São João", afirma o presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Lúcio Omena.

A festa no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga (Pátio do Forró) terá atrações tradicionais, como Alceu Valença, Alcymar Monteiro, Petrúcio Amorim, Elba Ramalho, e outras mais recentes no cenário musical, como Simone e Simaria, Dorgival Dantas, Matheus e Kauan, DJ Alok, entre outros.

Já o Polo Azulão, uma das novidades deste ano, terá nomes como Lenine (24/06), Chico César (25), Siba (25), Banda Eddie (17), Devotos (22), Junio Barreto (23), Rosário Apressado (16), Riá Oliveira (9), entre outros. O palco será instalado na Avenida Rui Barbosa. Já na Rua Silvino Macedo (Rua da Má Fama), o Som da Rural estaciona de 22 a 25 de junho, com música e poesia.

O São João da Roça vai contemplar as comunidades Gonçalves Ferreira, Pau Santo, Terra Vermelha e Vila Rafael, todas na zona rural. Os palcos destes locais receberão Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Amazan, Josildo Sá, entre outros. Já o São João de Rua estará em quatro bairros da cidade, resgatando as festas de rua que deram início à festa.

O lançamento, realizado na comunidade de Pau Santo, na zona rural da cidade, foi outra novidade deste ano. Participaram do evento bandas de pífanos, grupos de bacamarteiros, personagens de pernas de pau, quadrilhas juninas, trio pé de serra, representantes das comidas gigantes, entre outros. O cantor Toinho do Baião animou o público e recebeu Azulão no palco.

"Fizemos um edital [de convocação], mais de 600 artistas se inscreveram, muitos deles participarão dos diversos polos de Caruaru. Faça sua festa, curta com a gente, enfeite sua rua", disse a prefeita Raquel Lyra (PSDB), acrescentando que enviará um trio pé de serra às ruas que estiverem enfeitadas para o São João.

Alexandre Pirulito organiza Maior Pipoca do Mundo no bairro das Rendeiras
Foto: Ana Maria Miranda/NE10 Interior

Também dentro da programação, o festival de comidas gigantes será realizado durante todo o mês de junho. Organizador da Maior Pipoca do Mundo há 18 anos, no bairro das Rendeiras, Alexandre Pirulito convida para a festa, que será realizada no dia 22 de junho, a partir das 19h, com banda, trio elétrico e distribuição de 15 mil sacos de pipoca e 6 mil sacos de salgadinho, de forma gratuita. "Eu estou crente que vai ser para lá de bom, esse São João vai dar o que falar", opina.

Homenagedos

As duas homenageadas em vida, a cantora Joana Angélica e a atriz e diretora Arary Marrocos, estavam presentes na festa, assim como a irmã do artista plástico Gineton Magalhães (in memorian), Maria José Magalhães. O jornalista e escritor José Condé também é homenageado este ano.

Investimento

De acordo com Lúcio Omena, a festa deste ano será mais barata em relação aos anos anteriores. O São João do ano passado custou R$ 14 milhões, e o valor deste ano será de 10 a 15% menor, segundo o presidente da Fundação de Cultura e Turismo. O São João de Caruaru movimenta a economia da cidade em mais de R$ 200 milhões e gera mais de 6 mil empregos diretos e indiretos. Cerca de 2,5 milhões de pessoas passam por Caruaru e a rede hoteleira tem mais de 97% de ocupação nos fins de semana.