Programação

III Bienal do Livro do Agreste começa nesta quarta em Garanhuns

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 16/05/2017 às 12:10

Bienal do Livro do Agreste é realizada em Garanhuns
Foto: divulgação

A terceira edição da Bienal do Livro do Agreste começa nesta quarta-feira (17) e segue até o próximo domingo (21) em Garanhuns e vai movimentar a cidade com atividades gratuitas voltadas para o incentivo à leitura. A programação inclui lançamento de livros, palestras, mesas redondas, oficinas, contação de histórias e shows. A abertura será a partir das 19h desta quarta, e em seguida das 9h às 21h, na Praça Mestre Dominguinhos.

Jornalista Francisco José autografa o livro "40 anos no ar"
Foto: divulgação

Após a solenidade de abertura, nesta quarta (17), haverá palestra sobre o escritor Ronildo Maia Leite, homenageado do evento. Os jornalistas Francisco José, Ivanildo Sampaio, Iuri Maia Leite e Cinthya Leite (os dois últimos, parentes do escritor) falarão sobre a vida e obra do autor. Em seguida, Francisco José autografa o livro "40 anos no ar".

A programação também inclui uma oficina gratuita, na quinta (18), às 10h, intitulada "Eu, Repórter: a elaboração da notícia pelo cidadão", ministrada pelos jornalistas Sheila Borges e Diego Gouveia. Outra oficina, de Criação Literária com o escritor Raimundo Carreiro, estava prevista para ser realizada. Porém, por motivos de saúde, ele não poderá comparecer.

Escritora Luzilá Gonçalves comanda a mesa redonda "Cem Anos de Poesia em Garanhuns"
Foto: divulgação

Às 15h da quinta-feira (18), a escritora Luzilá Gonçalves comanda a mesa redonda "Cem Anos de Poesia em Garanhuns". Às 18h30, acontece a abertura da I Jornada Pedagógica, com participação da cordelista Edilene Soares, também homenageada, e do escritor e compositor paraibano Bráulio Tavares. O compositor Chico Pedrosa leva poesia popular para a feira.

Na sexta-feira (19), às 15h, os jornalistas Inácio França, Samarone Lima e José Teles conversam sobre a Realidade e a Ficção na Escrita Literária e autografam seus respectivos livros. No sábado (20), às 17h, a recém-lançada editora digital Paradoxum estreia em feiras. O diretor da plataforma, Paulo Rebelo, ministra palestra sobre A Importância do Livro Digital Para Novos autores e Novos Leitores.

O cantor Maciel Melo fará show na Bienal do Livro do Agreste, na noite de sexta (19), às 20h. Ele também lança o livro "A Poeira e a Estrada", uma autobiografia que traz sua trajetória no Sertão pernambucano. O cantor Xangai faz apresentação na noite de sábado (20), também às 20h.

No último dia da Bienal do Livro do Agreste, no domingo (21), às 15h, o jornalista e escritor Raphael Guerra lança o livro "Os Canibais de Garanhuns". Em seguida, participa de um bate-papo sobre o processo de apuração e produção da obra, através da coberta jornalística do caso. Às 16h, a escritora Camila Milet autografa o livro Forever - Desejos sem Fronteiras.

Realizada pela Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros) com apoio da Prefeitura de Garanhuns, a feira integra o Circuito Literário de Pernambuco (Clipe), que promove feiras anuais e bienais em todo o Estado. A intenção da organização é dar um caráter regional à Bienal, para atrair moradores de cidades vizinhas.

Criançada

O evento também conta com atrações gratuitas para a criançada, como brincadeira, música, filmes e histórias. Na programação está previsto show de Tio Bruninho, no sábado (20), às 14h, além de autores de literatura infantil, como o bodocoense Cícero Belmar, que lança os livros "O Presente de Júlia" e "Sem Pé Nem Cabeça", no sábado (20), às 16h30. Ele também apresenta a palestra "Quebrando preconceitos contra a literatura infantil".

Ainda no sábado, o escritor Josué Limeira autografa "O Pequeno Príncipe em Cordel", uma releitura do original de Saint-Exupéry. Também serão lançados "Dona Boca" e "A Revolta dos Corpos". No domingo, haverá roda de leitura de autores pernambucanos, comandada pela professora Yale Feitosa.

Os pequenos também poderão conferir apresentações das escolas municipais de Garanhuns, que levarão trabalhos feitos em sala de aula para o palco da Bienal. Também na programação diária está o projeto "Uma Visita Muito Especial", que exibirá filmes para a garotada, seguido de atividades recreativas.