Música e poesia

Maciel Melo e Xangai fazem shows na III Bienal do Livro, em Garanhuns

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 19/05/2017 às 11:52

Maciel Melo faz apresentação e lança livro na Bienal do Livro do Agreste
Foto: divulgação

Os cantores Maciel Melo e Xangai fazem apresentação nesta sexta-feira (19) e no sábado (20) na III Bienal do Livro do Agreste, em Garanhuns. A programação do evento - das 9h às 21h na Praça Mestre Dominguinhos - inclui ainda lançamento de livros, palestras, mesas redondas, oficinas e contação de histórias. O encerramento será no domingo (21).

O show de Maciel Melo será na noite desta sexta-feira (19), e o cantor e compositor faz ainda o lançamento do livro "A Poeira e a Estrada". A publicação tem 190 páginas, que trazem a trajetória do artista. A autobiografia foi escrita ao longo de três anos.

Xangai também participa com show na Bienal, em Garanhuns
Foto: divulgação
O compositor e violeiro Xangai vai se apresentar no sábado (20), às 20h. O repertório dele será composto por canções clássicas do Nordeste brasileiro até ícones da música latino-americana.

Oficinas

O evento também conta com oficinas para o público. Na sexta-feira (19), às 15h, os jornalistas Inácio França, Samarone Lima e José Teles conversam sobre a Realidade e a Ficção na Escrita Literária e autografam seus respectivos livros. No sábado (20), às 17h, a recém-lançada editora digital Paradoxum estreia em feiras. O diretor da plataforma, Paulo Rebelo, ministra palestra sobre A Importância do Livro Digital Para Novos autores e Novos Leitores.

No último dia da Bienal do Livro do Agreste, no domingo (21), às 15h, o jornalista e escritor Raphael Guerra lança o livro "Os Canibais de Garanhuns". Em seguida, participa de um bate-papo sobre o processo de apuração e produção da obra, através da coberta jornalística do caso. Às 16h, a escritora Camila Milet autografa o livro Forever - Desejos sem Fronteiras.

Realizada pela Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros) com apoio da Prefeitura de Garanhuns, a feira integra o Circuito Literário de Pernambuco (Clipe), que promove feiras anuais e bienais em todo o Estado. A intenção da organização é dar um caráter regional à Bienal, para atrair moradores de cidades vizinhas.

Criançada

O evento também conta com atrações gratuitas para a criançada, como brincadeira, música, filmes e histórias. Na programação está previsto show de Tio Bruninho, no sábado (20), às 14h, além de autores de literatura infantil, como o bodocoense Cícero Belmar, que lança os livros "O Presente de Júlia" e "Sem Pé Nem Cabeça", no sábado (20), às 16h30. Ele também apresenta a palestra "Quebrando preconceitos contra a literatura infantil".

Ainda no sábado, o escritor Josué Limeira autografa "O Pequeno Príncipe em Cordel", uma releitura do original de Saint-Exupéry. Também serão lançados "Dona Boca" e "A Revolta dos Corpos". No domingo, haverá roda de leitura de autores pernambucanos, comandada pela professora Yale Feitosa.

Os pequenos também poderão conferir apresentações das escolas municipais de Garanhuns, que levarão trabalhos feitos em sala de aula para o palco da Bienal. Também na programação diária está o projeto "Uma Visita Muito Especial", que exibirá filmes para a garotada, seguido de atividades recreativas.