Segurança

São João de Caruaru terá atuação de 12 mil policiais militares

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 31/05/2017 às 14:30

Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga contará com plataforma de observação elevada
Foto: divulgação/Prefeitura de Caruaru

A Secretaria de Defesa Social (SDS) divulgou nesta quarta-feira (31) o esquema de segurança para o São João de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A festa será realizada de 3 a 29 de junho. Ao todo, serão empregados 13.115 profissionais, entre policiais militares, policiais civis e da Polícia Científica e bombeiros militares nos polos juninos e bairros da cidade.

De acordo com a SDS, serão instalados um centro de comando e uma plataforma elevada, com 14 câmeras de videomonitoramento, no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, o principal polo das festas juninas da cidade. Os policiais irão atuar no Pátio do Forró, na Estação Ferroviária, no Alto do Moura e Comidas Gigantes, além da atuação nos bairros das zonas urbana rural.

A Polícia Militar contará com efetivo de 11.995 homens e mulheres. A corporação contará com o apoio da plataforma de observação elevada, com altura de 15 metros. A plataforma ficará prioritariamente no pátio, mas poderá ser deslocada para outros pontos. Também no Pátio de Eventos, será instalado um Centro de Comando e Controle Móvel (CICCM) no qual forças de segurança, prefeitura, Samu, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e outros órgãos coordenarão as operações.

A Polícia Civil terá a atuação de 60 delegados, 305 agentes de polícia, 30 escrivães e 15 motoristas. Durante a programação do Pátio do Forró, uma delegacia será montada no prédio Central da Fundação de Cultura e Turismo, localizado dentro do polo, para registrar ocorrências, lavrar procedimentos e orientar preventivamente a população.

Três delegaciais irão funcionar em esquema de plantão na cidade. A Delegacia Seccional de Caruaru, no bairro da Boa Vista II, estará funcionando 24 horas, assim como a Delegacia da Mulher, no bairro São Francisco. Além das delegacias, o ônibus da Polícia Civil estará estacionado no Alto do Moura para atender a população no dia 11 de junho e no final de semana de São João (23, 24 e 25 de junho).

A Polícia Científica terá 62 profissionais atuando, entre peritos criminais, auxiliares, papiloscopistas, médicos legistas e auxiliares, para atuação no Juizado do Forró, Instituto de Medicina Legal, Instituto de Criminalística e CICCM. Os bombeiros começaram o trabalho antes da festa, vistoriando camarotes e estabelecimentos comerciais e estarão atuando na cidade com 648 lançamentos. O Corpo de Bombeiros contará ainda com uma estrutura de um posto de comando, uma auto bomba tanque, dois veículos de autorresgate, um ônibus e cinco plataformas elevadas.

Secretário destaca operações

Por meio de nota, o secretário de Defesa Social, Ângelo Gioia, destacou a realização das operações Força no Foco e Rondas Ostensivas de Natureza Extraordinária (Rone) no mês de maio, retirando de circulação integrantes de grupos de extermínio, tráfico de drogas e crime organizado. "Fizemos um planejamento para garantir, aos caruaruenses e seus visitantes, um São João de paz", afirmou.