Manifestações culturais

Caruaru: Polo das Quadrilhas terá concurso, bacamarteiros e bois

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 01/06/2017 às 15:48
NOTÍCIA
Leitura:

Polo das Quadrilhas recebe grupos de vários estados para concurso
Foto: divulgação/Rafael Lima

O Polo das Quadrilhas do São João de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, irá receber apresentações de grupos de vários estados do Nordeste. O espaço, que fica na Estação Ferroviária, terá apresentação de grupos de danças, quadrilhas tradicionais e estilizadas, bacamarteiros, encontro de bois e arraial de idosos. A programação funciona a partir do sábado (3).

No dia da abertura dos festejos juninos, cinco quadrilhas e cinco grupos de dança recepcionarão as autoridades, que irão dar a largada oficial do São João de Caruaru, com o corte da tradicional faixa. A festa reúne ainda grupos de bacamarteiros, bandas de pífanos e trios pé de serra, além de uma quadrilha com pernas de pau.

As apresentações no Polo das Quadrilhas serão realizadas às sextas-feiras e aos domingos do mês de junho. Já o Concurso de Quadrilhas acontece nos seguintes sábados: 10 de junho (1ª eliminatória); 17 de junho (2ª eliminatória) e 24 de junho (final). A expectativa é de que 15 grupos de vários estados do Nordeste participem da competição.

Bacamarteiros e bois

O polo conta ainda com encontro de várias manifestações culturais. No dia 10 de junho, será realizado o Arraial da Terceira Idade, que reunirá quadrilhas com idosos de todo o Estado, das 14h às 18h. O evento é organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos.

Cerca de 100 bacamarteiros devem participar da programação
Foto: divulgação/Rafael Lima

No dia 24 de junho, será realizado o Encontro dos Bacamarteiros, das 14h às 18h. A expectativa é de que mais de 100 bacamarteiros participem da festa. No dia seguinte, o polo recebe o Encontro de Bois e Similares, pela manhã e à tarde. O evento conta com participação de grupos folclóricos de cidades da região.

Os demais dias de festa terão quadrilhas e grupos de danças com alunos das escolas municipais, da zona urbana e rural. As apresentações das escolas ocorrerão pela manhã, a partir das 8h, e à tarde, às 14h, a partir do dia 6 de junho.

Mais Lidas