Festa

Elba, Fulô de Mandacaru e Alcymar na abertura do São João de Caruaru

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 03/06/2017 às 8:37
NOTÍCIA
Leitura:

São João de Caruaru vai de 3 a 29 de junho
Foto: Rafael Lima/divulgação

As bandeiras juninas espalhadas pelas principais ruas da cidade e as baixas temperaturas registradas nos termômetros dão o clima do início do período mais esperado em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A abertura do São João 2017 acontece neste sábado (3) e vai até o dia 29 de junho; o Maior e Melhor São João do Mundo este ano recebe mais de 400 apresentações, distribuídas em 17 polos na cidade e na zona rural. A festa terá seis polos de animação no primeiro fim de semana.

A primeira noite de festa no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, polo principal, recebe apresentações da Orquestra de Pífanos de Caruaru e maestro Mozart Vieira, da cantora Elba Ramalho, da banda Fulô de Mandacaru e do cantor Alcymar Monteiro. Os shows começam às 20h e encerram às 3h. Os homenageados da festa deste ano são o jornalista e escritor José Condé, o artista plástico Gineton Magalhães (ambos in memoriam), a cantora Joana Angélica e a atriz e diretora Arary Marrocos.

De acordo com a Prefeitura de Caruaru, o São João gera cerca de seis mil empregos diretos e indiretos e movimenta mais de R$ 200 milhões. Cerca de 2,5 milhões de pessoas passam pela cidade. A grande novidade da festa deste ano, segundo o presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Lúcio Omena, é a descentralização da festa. "O ponto forte do São João deste ano é a descentralização. Além dos ritmos de forró, baião, xaxado, a festa vai contemplar outras manifestações culturais do Nordeste e do Brasil. Então a disseminação da festa na cidade inteira é o grande diferencial", afirmou. Ainda de acordo com Lúcio, o São João deste ano deve custar cerca de 10% a menos do que o orçamento do ano passado, que foi de R$ 15 milhões.

A abertura oficial está marcada para 19h, no pórtico de entrada da Estação Ferroviária. Na cerimônia, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) vai receber a bandeira de São João e cortar a tradicional faixa, que simboliza o início dos festejos. Cinco quadrilhas juninas e cinco grupos de dança se apresentação em um corredor especial para recepcionar as autoridades. Grupos de bacamarteiros, bandas de pífanos, trios pé de serra e uma quadrilha com pernas de pau também participam. Em seguida, a comitiva visita os quatro polos da estação: Polo das Quadrilhas, Polo do Repente, Polo Juarez Santiago e Casa do Forró.

Primeiro fim de semana começa com seis polos de animação
Foto: Rafael Lima/divulgação

Apesar disto, a programação começa logo cedo, às 10h, no Polo Alto do Moura, com shows de Douglas Leon Banda Topázil, André Lins e Lucas Medeiros, em palco montado na Avenida Mestre Vitalino. O bairro, que é um dos principais pontos turísticos da Capital do Agreste, conta ainda com restaurantes e a Casa Museu Mestre Vitalino e o Memorial Mestre Galdino como atrativos.

O Polo do Repente, que reserva espaço para emboladores, repentistas, aboiadores e declamadores, recebe os artistas Reginaldo Feitosa e Luciano Leonel, além do declamador Espingarda do Cordel, a partir das 18h30. O Polo Juarez Santiago conta com quermesse, feira de artesanato e oito restaurantes, além de apresentações de trios pé de serra e bandas de pífanos. As atrações da primeira noite são Trio Zezé e Zezita, Trio Baú dos 8 Baixos, Trio Forrozando de Ouro e Sebastião Silva.

O Polo Forró do Candeeiro, que também fica no Pátio do Forró, terá apresentações, partir das 20h, do Trio Boa Sorte, Wellington Caruaru, Banda Garotos do Forró e Banda Regis Pietro, que homenageia o artista, já falecido. Hoje também acontece a festa do Maior Chocolate Quente do Mundo, no bairro São João da Escócia, a partir das 18h. O evento é realizado há 10 anos. A receita do chocolate inclui 700 litros de leite, 120 quilos de chocolate, 230 latas de leite condensado, 230 latas de creme de leite, 50 quilos de açúcar, 30 quilos de maisena e seis quilos de canela em pó.

Outros polos

A festa vai contar ainda com o polo alternativo Azulão, o São João na Roça, em quatro localidades da zona rural (Pau Santo, Gonçalves Ferreira, Terra Vermelha e Vila Rafael), São João de Rua, em bairros da periferia (Rendeiras, Boa Vista I, Vassoural e São João da Escócia) e o tradicional Festival de Comidas Gigantes. A programação do Polo Azulão começa no dia 9 de junho e terá atrações como Lenine, Eddie, Chico César e Siba.

Mais Lidas