Formação

Abertas inscrições para oficinas gratuitas do FIG 2017

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 19/07/2017 às 15:43
NOTÍCIA
Leitura:

Programação do FIG 2017 conta com 10 oficinas gratuitas
Foto: divulgação/Prefeitura de Garanhuns

As inscrições para oficinas gratuitas durante a 27ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) estão abertas. Os interessados devem realizar as inscrições até a próxima segunda-feira (24), na sede da Secretaria de Turismo e Cultura de Garanhuns, no Centro Administrativo I, no bairro Heliópolis, das 8h às 14h. É necessário apresentar a identidade, o CPF e um comprovante de residência.

Nesta edição do festival, 10 oficinas abertas ao público serão oferecidas em três locais: Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), Casarão dos Pontos de Cultura (Escola Estadual Henrique Dias), e Praça Souto Filho. As formações são oferecidas pela Secretaria de Cultura de Pernambuco, Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Secretaria de Turismo e Cultura de Garanhuns.

O FIG vai oferecer os cursos "Confecção de Bonecos de Pernambuco (Mulungu)", "Confecção de Bonecas Africanas Abayomi" e "Confecção de Marcadores de Livro", na área de artesanato e o curso "Vivência de Ilustração para Crianças", destinado ao público infantil, na Praça da Palavra. Esta formação faz parte da programação do Festival de Literatura Infantil de Garanhuns (Filig).

No campo da música, haverá a oficina "Percussão - Tambores Furiosos", que vai difundir a origem histórico-cultural das nações de matriz africana na área musical. Já os cursos "Foto Celular no Mundo Cultural", "Fotojornalismo nas Mídias Livres" e "Hollywood no Nordeste - Câmera em Ação", na área de audiovisual e fotografia, irão oferecer ao público reflexões que vão do cinema ao uso de smartphones para fotografar.

Na área de dança, Eraldo Melo irá ministrar a oficina "Frevo - É na Ponta do Pé e do Calcanhar", com a proposta de difundir e fortalecer o ritmo pernambucano, com aulas que mostrarão passo a passo a dança. Uma oficina de elaboração e prestação de contas para o Funcultura também irá beneficiar os artistas e produtores culturais da região.

O FIG 2017 terá ainda formações ligadas a projetos sociais, como o workshop "Narradores de Histórias: memórias e poesia", direcionado às mulheres do Programa Mãe Coruja. Os internos da Fundação de Atendimento Socieducativo (Funase) irão participar da formação "Dança de Rua e Rima".

Uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) também vai disponibilizar os cursos "Maquiagem: Dicas de Inverno", "Drinques e Coquetéis", "Trufas Práticas" e "Dicas de Penteado para o Inverno". Estas vagas já foram preenchidas. Outras informações sobre os cursos podem ser obtidas através da Secretaria de Turismo e Cultura de Garanhuns, pelo telefone: (87) 3762.7077 ou presencialmente.

Mais Lidas