Evento

20ª Corrida da Galinha começa nesta quarta em São Bento do Una

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 02/08/2017 às 10:42

Tradicionais corridas são realizadas no Galinhódromo
Foto: divulgação/Prefeitura de São Bento do Una

A 20ª edição da Corrida da Galinha e da Feira de Avicultura do Nordeste (Aviuna) começa nesta quarta-feira (2) e segue até domingo (6) no Parque de Exposições Eládio Porfírio de Macedo, em São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco. A programação contará com shows gratuitos, atividades culturais, exposições, palestras sobre agronegócio e as tradicionais competições.

Expectativa da organização é que 200 mil pessoas passem pelo local
Foto: divulgação/Prefeitura de São Bento do Una

O tema desta edição é "Sempre na Pole Position! O resto é delação". As competições da Corrida da Galinha são realizadas em uma pista de circuito fechado, chamada de Galinhódromo, com uma arena de capacidade para 5 mil pessoas. A festa é uma espécie de paródia da Fórmula 1 e apresenta as características do circuito automobilístico, com direito a prêmios para os três primeiros e últimos lugares.

O Galinhódromo tem 85 metros de extensão, é protegido por uma tela e instalado em local amplo, para dar mais espaço e segurança aos pilotos e às galinhas. A estrutura conta ainda com espaço Pinto Stop e a Torre de Comando, onde é feita a transmissão da corrida com narração de "Galão Bueno" e os comentaristas. As provas são divididas em categorias e incluem corridas, competição para quem come mais rápido, concurso de fantasia e imitações. As inscrições para participar das brincadeiras são gratuitas e podem ser feitas no local.

Já os shows culturais ficarão por conta de atrações como Márcia Fellipe, Mano Walter e Asas da América, na sexta-feira (4); Tatau (ex-Araketu), Forró Vumbora, Paredão Grupo Gaiattos e Asas da América, no sábado (5); e Marreta é Massa e Jonas Esticado, no domingo (6). Os shows acontecem das 20h às 2h, em um palco montado no local. Haverá ainda um arrastão de trio elétrico. O evento conta ainda com shows em camarotes privados.

Evento conta com narração e comentaristas
Foto: divulgação/Prefeitura de São Bento do Una

A expectativa da organização é que 200 mil pessoas passem pelos cinco dias da Corrida da Galinha. Nesta edição, o evento vai gerar cerca de 2.300 empregos, entre diretos e indiretos. A corrida é realizada pela Prefeitura de São Bento do Una, através da Secretaria de Cultura e Esportes. A festa vai contar com efetivo da Polícia Militar e ambulâncias do hospital municipal e Samu.

Uma das novidades do evento é a Carreta do Artesanato de Pernambuco, que tem como objetivo expor peças produzidas por artesãos locais, com tendas de artesanato, em que cada artista poderá comercializar produtos. Neste polo, haverá ainda o restaurante da Agricultura Familiar, oferecendo comidas elaboradas à base de produtos fornecidos por famílias da região. O público contará ainda com outro restaurante com cardápio recheado de comidas feitas de frango, galinha e ovos.

A Corrida da Galinha conta ainda com o Ninho do Conhecimento e Solidariedade, realizado pela Secretaria de Educação, com provas e brincadeiras com alunos da rede municipal, estadual e privada de educação. O terreiro cultural será aberto nos dias de festas para oficinas de teatro, circo, dança e pintura. Uma campanha solidária, com arrecadação de donativos (alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene pessoal), também será realizada. As doações serão destinadas aos abrigos São Vicente e Paula e Lar dos Anjos Pietro e Aquiles.

Feira de Avicultura do Nordeste

Pelo segundo ano, a programação da Corrida inclui a Feira de Avicultura do Nordeste (Aviuna), com o mote "Sanidade, produção e comercialização". A feira contará com espaço para 33 expositores do setor de agronegócio do Distrito Federal, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, entre outros estados, além de marcas com representações internacionais. A programação conta ainda com uma rodada de palestras. A expectativa é que 2.500 pessoas circulem diariamente pela Aviuna, movimentando R$ 10 milhões na economia regional. A feira é realizada pela prefeitura e pela Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), e tem o apoio do Sebrae, Granja Almeida e HNET.

História da Corrida

A Corrida da Galinha começou no ano de 1992, idealizada por um grupo de amigos, encabeçado pelos irmãos Marcos e Marcelo Valença. O evento é inspirado na fama do município, que é considerado um dos principais produtores de ovos e francos do Nordeste, com destaque no cenário nacional.

Localizado a 206 quilômetros do Recife, o município de São Bento do Una tem população de 57 mil habitantes. A avicultura industrial é o segmento mais importante do agronegócio da cidade, que é a maior produtora de ovos do Nordeste e o quarto no Brasil. Atualmente, são produzidos mais de 7 milhões de ovos por dia e mais de 90 mil quilos de frango para abate por semana em São Bento do Una, que conta com mais de 30 produtores e cerca de 13 mil empregos.

Apesar da crise econômica e da crise hídrica local, no ano passado houve um aumento de 2 milhões na produção de ovos e 50 mil quilos de frango por semana. Outro setor que movimenta a economia de São Bento é o artesanato. Por semana, mais de 1 mil unidades de galinhas são produzidas com biscuit. Boa parte das peças é comercializada na praia de Porto de Galinhas e no Rio Grande do Norte.

Confira a programação completa:

SHOWS

4 de agosto (sexta-feira)

18h - Arrastão do Galo Trio e Banda Asas da América
20h30 Mano Walter (Palco)
0h Márcia Fellipe (Palco)

5 de agosto (sábado)

16h Paredão Grupo Gaiattos + Arrastão com Trio e Banda Asas da América (Bar O Bodegueiro)
20h30 Tatau - ex-Araketu (Palco)
0h Forró Vumbora (Palco)

6 de agosto (domingo)

20h Marreta é Massa (Palco)
23h30 Jonas Esticado (Palco)

FEIRA DE AVICULTURA DO NORDESTE (AVIUNA)

Simpósio Aviuna Sanidade, Produção e Comercialização, na Câmara de Vereadores

2 de agosto (quarta-feira)

19h às 19h40 - Mercado de Ovos e Frango, com Tabatha Lacerda (ABPA)
19h40 às 20h20 - Qualidade Intestinal, com Drª Patrícia Aristimunha (Kmin)
20h20 às 21h10 - Como prevenir: Doenças profissionais e acidentes de trabalho, com Dr. Eduardo Lopes (Avipe)
20h10 às 21h50 - Mercado de Grãos, com Josimário Florêncio (Ovo Novo)

3 de agosto (quinta-feira)

19h às 19h40 - Defesa Sanitária, com Drª Erivânia Camelo
19h40 às 20h20 Biosseguridade, com Sabrina Monteiro
20h20 às 21h10 - Como prevenir e controlar doenças de aves, com Felipe Ribeiro (Biomin)
21h10 às 21h50 - Mesa Redonda com Instituições Financeiras - Banco do Brasil e Banco do Nordeste

Feira de Negócios, no Parque de Exposição

6h - Abertura Oficial do evento
14h - Início da Feira de Negócios

4, 5 e 6 de agosto (sexta, sábado e domingo)

14h às 20h - Feira de Negócios

COMPETIÇÕES

2 de agosto (quarta-feira)

9h às 12h Competições para alunos das escolas municipais da zona rural do município de São Bento do Una.

Competições: Corrida da Galinha, Segura nos 30, O Canto do Galo e Penas, Plumas e Paetês, Pau do ovo, Ovo no caneco, O alvo é no seu caneco e terreiro minado.

Premiação: Medalhas para os três primeiros lugares em cada modalidade.

3 de agosto (quinta-feira)

9h às 12h Competições para alunos das escolas municipais da zona urbana do município de São Bento do Una.

Competições: Corrida da Galinha, Segura nos 30, O Canto do Galo e Penas, Plumas e Paetês, Pau do ovo, Ovo no caneco, O alvo é no seu caneco e terreiro minado.

Premiação: medalhas para os três primeiros lugares em cada modalidade.

4 de agosto (sexta-feira)

9h às 12h - 1º Treino Oficial classificatório para o Grande Prêmio;
14h às 170h - 2º Treino Oficial classificatório para o Grande Prêmio;
17h30 Divulgação dos 10 classificados .

Obs: A escolha da musa do poleiro e as competições Segura nos Trinta, Terreiro Minado, Pau do Ovo, Arremesso de Ovo, O alvo é no seu Caneco, Ovo no Caneco e Declaração Premiada serão realizadas durante todo o dia.

5 de agosto (sábado)

9h às 12h 3º Treino Oficial classificatório para o Grande Prêmio;
14h às 17h 4º e último Treino Oficial para o Grande Prêmio;
17h30 Divulgação dos 10 classificados para o último treino de classificatório da manhã do domingo.

Obs: A escolha da musa do poleiro e as competições Segura nos Trinta, Terreiro Minado, Pau do Ovo, Arremesso de Ovo, O alvo é no seu Caneco, Ovo no Caneco e Declaração Premiada serão realizadas durante todo o dia.

6 de agosto (domingo) As finais

9h às 12h Treino eliminatório e classificação dos 4 galos e 4 galinhas para o grid de largada;
13h Competições O Canto do Galo e O Cocoricó da Galinha;
13h30 Competições Coma seu Frango e Engula o Ovo;
14h - Competição Penas, Plumas e Paetês;
14h30- Escolha da Rainha das Galinhas;
15h - Competição Pilotos de Última Hora;
15h30 Escolha da Rainha das Galinhas
16h- Competição CORRIDA DE GALOS;
16h30 Competição CORRIDA DE GALINHAS;
17h Entrega dos troféus e medalhas aos campeões;
16h45 - Assinatura na Calçada da Fama;
17h Solenidade de encerramento com o apagar da chama da pira.

Obs: A escolha da musa do poleiro e as competições Segura nos Trinta, Terreiro Minado, Pau do Ovo, Arremesso de Ovo, O alvo é no seu Caneco, Ovo no Caneco e Declaração Premiada serão realizadas durante todo o dia.