Cultura

Caruaru recebe 7ª edição do Festival Sexta de Repente

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 05/10/2017 às 9:56

Festival reúne as cinco das melhores duplas de cantadores repentistas do Nordeste em competição
Foto: Diogenes Barbosa/Divulgação

A 7ª edição do Festival de Violeiros Sexta de Repente será realizado a partir das 19h30 desta sexta-feira (6) no Teatro do Sesc, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. No evento, as cinco das melhores duplas de cantadores repentistas do Nordeste irão disputar o troféu de primeiro lugar.

Os competidores são Ivanildo Vila Nova e Severino Dionísio; Hipólito Moura e Zé Viola; João Lourenço e Valdir Teles; Edmilson Ferreira e Antônio Lisboa; Rogério Meneses e Raimundo Caetano.

Esta será a 7ª edição do Festival Sexta de Repente
Foto: Diogenes Barbosa/Divulgação

A programação conta ainda com declamações do poeta popular Raudênio Lima. O festival será apresentado pelo poeta e xilogravador Espingarda do Cordel, também organizador do evento.

Durante o festival, cada dupla irá desenvolver quatro modalidades da cantoria: as três primeiras (sextilhas; mote de sete sílabas e mote decassilábico) serão avaliadas por uma comissão julgadora. Critérios como rima, métrica e oração fazem parte da ficha de análise. A última modalidade é livre, de forma que cada dupla escolhe um dos mais de 50 gêneros que integram o arcabouço poético da cantoria.