Livros

Programação da 2ª Fenagreste, em Caruaru, é divulgada

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 05/10/2017 às 12:09

Programação foi divulgada nesta quinta-feira (5) em coletiva de imprensa
Foto: divulgação/Fenagreste

A programação da 2ª Feira Nacional do Livro do Agreste (Fenagreste) foi divulgada nesta quinta-feira (5) em Caruaru. Gratuito, o evento será realizado de 10 a 15 de outubro no Espaço Cultural Tancredo Neves. A feira terá um dia a mais que o ano passado e conta com o lançamento de livros, palestras, cursos, shows e contação de histórias.

A expectativa da organização é receber, nos seis dias de evento, 60 mil pessoas, entre adultos, jovens e crianças. A feira reunirá 50 estantes, onde estarão representadas quase 100 editoras e distribuidoras. O horário de funcionamento será das 9h às 21h.

A solenidade de abertura será na noite de 10 de outubro. O ator Aramis Trindade estará no palco principal, a partir das 19h. Ele irá apresentar sua versão do clássico Romeu e Julieta, em forma de cordel. A peça traz para a cena o escritor Ariano Suassuna, interpretado por Aramis, resgatando as famosas aulas-espetáculo apresentadas pelo autor paraibano.

Ator Aramis Trindade estará no palco principal no dia da abertura
Foto: divulgação/Fenagreste

Haverá ainda um momento dedicado ao homenageado desta edição da Fenagreste, José Condé, quando o escritor Edson Tavares ressaltará a importância do autor para a literatura nacional. A abertura contará ainda com o compositor Onildo Almeida, apresentando "A Feira de Caruaru".

Programação

A sexóloga Carmen Janssen, consultora de comportamento da TV Record, no Hoje em Dia, faz uma palestra no evento. Haverá ainda debate sobre o empoderamento da mulher, com as blogueiras Mirela Paz e Camila Diniz; a oficina literária com Raimundo Carrero; a palestra com o roteirista Nelson Caldas sobre o gênero terror; palestras sobre a Revolução de 1817 e o massacre da Granja Sâo Bento, entre outros.

A programação tem ainda lançamento de livros: o radialista Geraldo Freire, da Rádio Jornal, lança sua biografia; o jornalista Francisco José, o livro "40 anos no Ar"; o jornalista Alberto Lima, "Quem é Essa Mulher?", e o cantor Maciel Melo com a nova edição do livro autobiográfico "A Poeira e A Estrada".

A Fenagreste contará também com capacitações, por meio de oficinas, com inscrições gratuitas. A oficina de Criação Literária será ministrada por Raimundo Carrero, no dia 13 e 14. Haverá ainda oficinas de Ilustração de Imagens de Caruaru; de Bonecas Abayomi; Livro Artesanal; Artes Plásticas e Contação de Histórias.

A criançada terá atividades exclusivas na Fenagreste: Tenda Infantil, com contação de histórias, oficinas e brincadeiras. No dia 12 de outubro, Tio Bruninho faz show às 15h. Antes dele, às 14h, haverá lançamento coletivo de livros infantis, promovendo o encontro dos pequenos com os autores.

A Fenagreste é promovida pela Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros), a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), com apoio do Governo de Pernambuco e da Prefeitura de Caruaru.