Cultura

I Festival Primavera de Dança de Caruaru será neste domingo

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 06/10/2017 às 16:02
NOTÍCIA
Leitura:

Matriarca do Boi Tira Teima, Lindaura, será homenageada no festival
Foto: divulgação

A primeira edição do Festival Primavera de Dança de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, será realizado neste sábado (7) e no domingo (8). A homenageada será dona Lindaura, matriarca do Boi Tira Teima. Ela faleceu aos 81 anos no dia 30 de setembro.

A programação do festival conta com apresentações de vários grupos de dança popular, de raiz e neo clássica, a partir das 20h na Estação Ferroviária. Durante o dia, haverá apresentações nos parques ambientais de Caruaru, nos centros de compras e no Marco Zero. A programação também inclui um espetáculo feito por pessoas com deficiência.

Dona Lindaura será homenageada no palco principal da Estação Ferroviária, às 20h do domingo (8), em apresentação do Boi Tira Teima. Os participantes do evento receberão certificados e os representantes dos grupos, um troféu de participação.

O projeto é idealizado pela jornalista e produtora cultural Janaina Waléria, com incentivo da FUNDARPE, FUNCULTURA, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco.

Histórico

O Boi Tira Teima foi fundado por Pedro Evangelista em 1922, no Sítio Preguiça, na zona rural de Caruaru. Desde a década de 70, o boi foi assumido por um de seus brincantes, mestre Gercino. Ele comandou a brincadeira até outubro de 2011, quando faleceu, aos 83 anos. Os filhos e a matriarca Dona Lindaura deram continuidade ao boi.

Mais Lidas