Leitura

Fenagreste começa nesta terça-feira com peça de Aramis Trindade

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 10/10/2017 às 7:44

Ator Aramis Trindade estará no palco principal da Fenagreste nesta terça-feira
Foto: divulgação/Damangar

A 2ª edição da Feira Nacional do Livro do Agreste (Fenagreste) começa nesta terça-feira (10) em Caruaru. A programação do primeiro dia de atividades começa às 9h, no Espaço Cultural Tancredo Neves, e conta com homenagens, apresentações no palco principal, lançamentos de livros e contação de histórias na tenda infantil.

A Fenagreste este ano reúne 50 estantes, em que estarão representadas quase 100 editoras e distribuidoras. A expectativa da organização é reunir, nos seis dias de evento, 60 mil pessoas, entre adultos, jovens e crianças. As atividades são gratuitas e o horário de funcionamento é das 9h às 21h.

Apesar de a feira começar cedo, a solenidade de abertura do evento será realizada a partir das 17h, com a participação do presidente da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), Ricardo Leitão, e da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, além de apresentação cultural de alunos de escolas municipais.

Em seguida, haverá uma homenagem ao escritor caruaruense José Condé, pelo também escritor Edson Tavares. A noite termina com a apresentação do ator Aramis Trindade, às 19h, com uma versão do clássico Romeu e Julieta em forma de cordel. A peça traz ainda para a cena o escritor Ariano Suassuna, interpretado por Aramis, resgatando as aulas-espetáculo apresentadas por Ariano.

Na primeira parte da montagem, o ator recita poema de 98 sextilhas, acompanhado pelos músicos Zé da Flauta e Tuca Araújo (na viola de 12 cordas). No segundo ato, é a vez do personagem Ariano Suassuna falar sobre a origem da história de Romeu e Julieta, literatura de cordel, movimento armorial e cultura popular.

Lançamentos

Além da cerimônia oficial, nesta terça-feira também haverá, às 17h, um lançamento coletivo de livros de oito professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na sala Vital Santos. Entre os autores estão as professoras Sheila Borges, Amanda Mansur e Ana Beatriz Nunes, que participarão de uma mesa-redonda com o tema "Os impactos das novas mídias na comunicação: artigos acadêmicos e relatos profissionais".

A publicitária Izabela Domingues lançará o livro "Publicidade e Controle: Consumo, Cibernética, Vigilância e Poder", que trata das transformações da publicidade nos últimos 50 anos. Também será lançada a obra "A Aventura do Baile Perfumado: 20 anos depois", de Amanda Mansur, resgatando a história da realização do filme que venceu o Festival de Brasília de 1996.

A jornalista Fabiana Moraes faz o lançamento do livro "Jomard Muniz de Britto: professor em transe", e os professores Eduardo César Maia, Amílcar Bezerra e Gustavo Alonso lançam a Revista Estudos Universitários. Das 9h às 18h, haverá contação de histórias na tenda infantil.

A feira é promovida pela Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros) e pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), com apoio do Governo de Pernambuco e da Prefeitura de Caruaru.