Cultura

Artistas de Caruaru serão premiados em projeto do Ministério da Cultura

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 29/11/2017 às 11:26

Artesão Severino Vitalino foi um dos habilitados no resultado final do prêmio do Ministério da Cultura
Foto: divulgação/Prefeitura de Caruaru

Oito dos 11 artistas inscritos pela Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru (FCTC), no Agreste de Pernambuco, foram habilitados no resultado final do Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros, oferecido pelo Ministério da Cultura (MinC).

Os projetos de Sebá Alves, Severino Vitalino, Casa do Pife, Mazurca Pé Quente do Alto do Moura, Marliete Rodrigues, Manuel Eudocio (in memoriam), Mestre Luiz Antônio e João do Pife foram aprovados na etapa final e serão premiados com R$ 10 mil cada.

Entre os critérios avaliados para obter a premiação estão contribuição sociocultural que o projeto proporcionou às comunidades; melhoria da qualidade de vida das comunidades a partir das práticas culturais; impacto social e contribuição para a preservação da memória e para a manutenção das atividades dos grupos, entre outros.

Prêmio

O Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros foi lançado no dia 22 de junho e vai premiar 500 iniciativas em todo o País que fortaleçam as expressões culturais populares brasileiras, retomando práticas em processo de esquecimento e que difundam as expressões populares para além dos limites de suas comunidades de origem. Alguns exemplos são o cordel, a quadrilha, o maracatu, o jongo, cortejo de afoxé, bumba-meu-boi, entre outros.