Magia do Natal

Comerciantes lucram até 400% a mais com Natal de Garanhuns

Gésika Rodrigues
Gésika Rodrigues
Publicado em 17/12/2017 às 19:21

Lojas e restaurantes estão lotados nos fins de semana
Foto: Gésika Rodrigues/Especial para o NE10 Interior

Desde o início do evento "Magia do Natal" em Garanhuns, Agreste de Pernambuco, os pontos turísticos estão recebendo um número maior de visitantes. O evento começou no mês de novembro e vem atraindo pessoas de todo o País para a Cidade das Flores. É entre a quinta-feira e o domingo que se concentra o maior público. A estimativa da organização é que até o fim do evento 800 mil pessoas tenham passado pela cidade. E são os visitantes que têm ajudado a aquecer o comércio local. Turista do Recife, a veterinária Isabel Santos além de curtir a programação nos polos, decidiu passar em uma chocolataria famosa da cidade para levar presentes: "Estou aproveitando que é fim de ano pra comprar chocolates para os amigos secretos. Estou levando para os netos, filhas, marido, amigos".

Ainda não há dados oficiais sobre a movimentação financeira durante o evento e um levantamento está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, mas os comerciantes garantem que as vendas estão superando as expectativas. Dono de duas chocolatarias em Garanhuns, o empresário Flávio Murilo diz que a comercialização aumentou entre 20% e 25% em comparação aos outros meses. As duas lojas chegam a receber em média 800 pessoas por dia, por isso, oito funcionários foram contratados para reforçar o atendimento neste período. Nós não tínhamos um Natal tão forte, e a Magia do Natal aqueceu todo o comércio", disse Flávio Murilo, que espera boas vendas até o fim  do evento.

Restaurante está recebendo mais clientes neste mês
Foto: Gésika Rodrigues/ Especial para o NE10 Interior

Um dos restaurantes que ficam na avenida Santo Antônio, lugar em que acontece a programação de shows, que recebe em média 40 pessoas por dia, teve um aumento de 400%. Segundo o dono do estabelecimento, Jarbas Brandão da Silva, muitos ônibus com turistas param no local. Para atender a demanda, também foi preciso reforçar o quadro de funcionários. Contratamos 15 pessoas para os fins de semana por causa da festa, afirmou o empresário.

Além dos estabelecimentos fixos, barracas foram montadas próximo ao Palco Prefeitura. Em um quiosque de um restaurante de comida japonesa, a movimentação tem sido intensa. A gerente, Bruna Rafaela, diz que além do retorno financeiro, a instalação do ponto provisório trouxe outro benefício: Isso faz com que a gente divulgue nosso trabalho. A gente tem um retorno muito grande, nós conseguimos muitos clientes aqui pra nossa sede.

Vendedor ambulante tem renda extra com venda no Natal
Foto: Gésika Rodrigues/ Especial para o NE10 Interior

Os vendedores ambulantes também comemoram boas vendas. O pedreiro Cícero Joaquim Ferreira encontrou na venda de frutas com chocolate uma oportunidade de ganhar um dinheiro extra. Há quinze anos comercializando em parques, pela primeira vez montou uma barraca no local. Aqui estou conseguindo meu décimo terceiro salário, disse o autônomo.