Festa

Casamento Matuto a cavalo é tradição no São João de Pesqueira

Dayane Santana
Dayane Santana
Publicado em 21/06/2018 às 11:25

Casamento Matuto é um dos eventos mais tradicionais do São João de Pesqueira
Foto: divulgação/Prefeitura de Pesqueira

Você já se imaginou casando a cavalo? Pois bem, é justamente isso o que acontece em uma das tradições juninas de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco. Denominado como "O casamento matuto", o evento é uma das tradições mais antigas dos festejos juninos da cidade. Em 2018, a cidade vivencia o São da Tradição, que visa resgatar a cultura do Estado e a valorização dos artistas locais que se destacam com seu talento e capricho.

Quem organiza o "casamento" é seu Minervino Ozório, de 91 anos. Ele é natural do município de Buíque e chegou em Pesqueira em 1942. Seu Minervino é um senhor bem desenrolado que após presenciar e admirar diversos casamentos matutos, teve a brilhante ideia de organizar e promover um casamento matuto a cavalo.

O primeiro casamento aconteceu em 1976, quando seu Minervino juntou uma turma de amigos e organizou o primeiro casamento, que contou com 25 cavaleiros. De lá pra cá, a festividade virou tradição e já acontece há 52 anos, com a participação de 2 mil cavaleiros de diferentes idades, que vem de diversas regiões do Estado.

O casamento conta ainda com várias parcerias comerciais da cidade: "Nós hoje temos esse casamento matuto como um grande evento, vem muita gente de fora, da região, é bem animado", contou.

A festa acontece toda véspera de São João, no dia 23 de junho, e para quem se interessar em participar, não há nenhum pré-requisito: é só chegar e fazer parte da brincadeira. Os noivos saem da casa do organizador e seguem até a praça Dom José Lopes, onde a cerimônia acontece com os noivos, padre e padrinhos.