Economia

21ª Corrida da Galinha será na próxima semana em São Bento do Una

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 27/07/2018 às 10:26

Corrida da Galinha é realizada no Galinhódromo
Foto: divulgação/Prefeitura de São Bento do Una

A 21ª edição da tradicional Corrida da Galinha será realizada entre os dias 1º e 5 de agosto na cidade de São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco. O evento acontece no Parque de Exposições Eládio Porfírio de Macedo e a programação conta com shows gratuitos, Feira de Avicultura, exposição de artesanato, e competições. A expectativa da organização é de que 200 mil pessoas circulem pelos cinco dias do evento.

Este ano, o tema é "No terreiro dos embargos dos embargos, o Galo nega ser ladrão de galinha!". Uma das novidades da 21ª edição será a corrida do ovo no saco, prova semelhante à corrida do saco, Beiseovo - uma nova modalidade de beisebol no Galinhódromo, a escolha do Príncipe dos Frangos, versão masculina da musa do poleiro, Árbitro de Vídeo, com tecnologia disponível no Galinhódromo, entre outros. Há provas ainda para saber quem come mais rápido frango e ovo, concurso de fantasias e imitações.

Xand Avião é atração da programação cultural
Foto: divulgação/Prefeitura de São Bento do Una

As famosas competições da Corrida da Galinha são realizadas em uma pista de circuito fechado, o Galinhódromo, com uma arena de capacidade para 5 mil pessoas. A corrida é como uma espécie de paródia da Fórmula 1 e apresenta os ícones do circuito automobilístico. A competição oferece prêmios para os três primeiros e último lugares. O Galinhódromo tem 85 metros de extensão e é protegido por uma tela e instalado em local amplo para dar mais espaço e segurança aos participantes. A estrutura conta ainda com o espaço Pinto Stop e a Torre de Comando, com narração do "Galão Bueno" e comentaristas.

A programação cultural conta com shows gratuitos de Gabriel Diniz, Forrozão das Antigas e Trio e Banda Asas da América na sexta-feira (03/08); Trio e Banda Asas da América, Ricardo França e Douglas Pegador no sábado (04/08); e Xand Avião e Amor Eterno no domingo (05/08). Os shows acontecerão das 22h às 0h, em um palco montado no local. Haverá ainda atração em trio elétrico parado, na sexta, a partir das 20h, e um arrastão, no sábado, saindo a partir das 18h, próximo ao Terminal Rodoviário em direção ao parque de exposições.

Origem

Galinhas têm espaço específico para a competição
Foto: divulgação/Prefeitura de São Bento do Una

A Corrida da Galinha surgiu em 1992, quando foi idealizada por um grupo de amigos encabeçados pelos irmãos Marcos e Marcelo Valença. O nome é inspirado na fama do município, considerado um dos principais produtores de ovos e frangos do Nordeste, com destaque no cenário nacional do setor.