Novidade

Caruaru realizará Baile Municipal no Carnaval de 2019

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 02/01/2019 às 10:08

Carnaval de Caruaru tem programação na semana pré
Foto: divulgação/Julio Freitas/Prefeitura de Caruaru

A cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, contará com uma novidade para o Carnaval de 2019. O Baile Municipal, tradicional nos municípios do Estado, voltará a ser realizado na Capital do Forró.

A notícia foi anunciada pela prefeitura durante o Show da Virada na madrugada dessa terça-feira (1º), cuja atração foi Adilson Ramos. A data marcada para o baile é 15 de fevereiro. Detalhes como local e atrações ainda não foram anunciados.

História

De acordo com o historiador José Urbano Silva, até os anos 90, a prefeitura promoveu o Baile Municipal Popular no Largo da Coletoria, com desfiles de fantasias e apresentações de orquestras de frevo.

Além desta festa, eram realizados bailes carnavalescos particulares promovidos pelos colunistas sociais Cervantes e Jota Lagos (ambos in memorian) com o apoio da Fundação de Cultura e Turismo, no clube Intermunicipal e no Comércio Futebol Clube.

Ao longo do tempo, estas festas pararam de ser realizadas na cidade. Atualmente, Caruaru tem blocos na semana pré-Carnaval; um dos mais famosos é a Confraria da Sucata. Já na semana da folia, não há programação.

No ano passado, o "Carnaval Caruaru Cultural", realizado pela prefeitura, atraiu mais de 30 mil foliões, de acordo com a Fundação de Cultura e Turismo. Em 2019, o Carnaval será no dia 5 de março.