Cultura

Artesão Severino Vitalino morre aos 78 anos em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 07/01/2019 às 8:18

Severino Vitalino herdou talento do pai e dava continuidade à história da família
Foto: divulgação

Uma das figuras mais famosas do Alto do Moura, o artesão Severino Vitalino faleceu na manhã desta segunda-feira (7) aos 78 anos. Ele estava internado no Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, desde 28 de outubro, quando sofreu um infarto. As informações sobre velório e sepultamento do artesão ainda não foram divulgadas pela família.

No hospital que recebeu o nome do pai, Severino passou por uma cirurgia de revascularização e ficou internado da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em novembro, ele sofreu um rebaixamento do nível de consciência por causa de uma infecção e permaneceu internado.

História

O artesão era um dos seis filhos que o mestre Vitalino teve. Ele herdou o talento do pai e era responsável pela Casa Museu que mantém viva a história da família no Alto do Moura. Severino fazia questão de dar continuidade ao estilo do pai, perpetuando a arte da família através de outras gerações. "Sou mais copiador dos trabalhos dele do que criador", disse, em entrevista ao NE10 Interior.

Severino Vitalino nasceu em 1940, no Sítio Campos, em Caruaru. Ainda criança, mudou-se para o Alto do Moura, onde vivia.