Carnaval

Carnaval de Petrolina homenageia grande campeão dos concursos de fantasias

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 18/02/2019 às 9:38

Antônio Justino é o homenageado do Carnaval de Petrolina 2019
Foto: divulgação/Jonas Santos/Prefeitura de Petrolina

O homenageado do Carnaval de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, será o artesão, ator e artista plástico Antônio Justino. O carnavalesco é de Caruaru, no Agreste, e radicado em Petrolina há quase 50 anos. Ele é conhecido pelas fantasias inusitadas e pela presença confirmada nos grandes bailes e concursos de fantasias da região.

O folião já foi tetra-campeão no concurso de frevo na década de 70, desfilou em escolas de samba locais e é apaixonado pelo Carnaval de rua e pela brincadeira de se fantasiar. "Já participei de muitos bailes e carnavais em Petrolina e também em Juazeiro nesses meus 50 anos da cidade. São muitas histórias e boas lembranças guardadas", disse Antônio sobre a homenagem.

Justino já brincou Carnaval vestido de "Bebê de proveta", "Viúva boa", "A Loira", "Guerreiro africano", entre outros personagens. Ele já venceu mais de cinco vezes o concurso de fantasias na categoria "Originalidade". As mais marcantes do concurso foram "Profanu's", "Karawã", "Senhor do Olimpo" e "Em terra de rei quem tem um olho é cego".

O Carnaval de Petrolina começa no próximo sábado (23) com a realização do Baile Municipal. No evento, o prefeito Miguel Coelho entregará a chave da cidade ao homenageado, ao rei e à rainha do Carnaval 2019.