Balanço

Carnaval Caruaru Cultural reúne 50 mil pessoas no centro da cidade

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 25/02/2019 às 10:25
NOTÍCIA
Leitura:

Carnaval Caruaru Cultural atraiu cerca de 50 mil pessoas em sete polos de animação
Foto: divulgação/Prefeitura de Caruaru

O "Carnaval Caruaru Cultural" reuniu cerca de 50 mil pessoas no último sábado (23), de acordo com a Polícia Militar. Foram sete polos de animação e apresentações de orquestras de frevo, La Ursas, Papangus, Caboclos de Lança, maracatus, entre outros, além do palco Rec-Beat, que atraiu fãs da música alternativa para a Estação Ferroviária.

Palco Rec-Beat atraiu fãs da música alternativa
Foto: divulgação/Prefeitura de Caruaru

Mais de 10 blocos de Carnaval foram realizados em diversas ruas do centro da cidade, entre eles o Sucata, que completou 20 anos, o "Eu vou no seu café", Meu Carnaval, entre outros.

Segundo o presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, Rubens Júnior, do ano passado para este ano, houve um aumento de mais de 100% de blocos carnavalescos nas ruas durante a semana pré-carnavalesca. "Caruaru vai se mostrando para Pernambuco como um polo carnavalesco que estava só adormecido, que precisava de um incentivo", disse.

A prefeita Raquel Lyra acredita que a edição de 2019 marcou a consolidação do evento. "Vamos trazer para o calendário de Caruaru os festejos do Carnaval, fazendo a maior prévia do interior do estado, que já estamos fazendo", afirmou. A prefeita concedeu entrevista à Rádio Jornal Caruaru sobre o Carnaval. Confira:

Segurança e saúde

De acordo com a Polícia Militar, equipes do 4º BPM e 1º Biesp fizeram policiamento ostensivo em toda a área da festa. Algumas ruas foram fechadas para a criação de oito controles de acesso para abordagem policial de pessoas que entravam no "Complexo do Folião". O evento foi considerado tranquilo pelos órgãos de segurança.

Polícia Militar criou oito pontos de controle de acesso aos polos de festa
Foto: divulgação/Polícia Militar

Segundo a polícia, o evento terminou com 35 pessoas detidas; uma por tráfico de drogas, pois estava com 11 pedras de crack; uma por posse de droga (seis cigarros de maconha); dois adolescentes com duas porções de cocaína e um homem por estar em liberdade condicional. Além disto, quatro adolescentes foram entregues ao Conselho Tutelar utilizando loló, houve um registro de importunação ao pudor e 15 pessoas foram conduzidas por brigas e 12 por posse de drogas.

A Secretaria de Saúde também avaliou a festa como tranquila. Não foi registrada nenhuma ocorrência ou atendimento relacionado a agressões físicas. De acordo com a pasta, "todos os atendimentos foram dentro do esperado para eventos com grandes aglomerações".

Mais Lidas