Programação

Curta na Serra leva mostra de cinema ao ar livre para Serra Negra, em Bezerros

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 19/04/2019 às 14:33

Segunda edição do Curta Na Serra Mostra de Cinema ao Ar Livre será neste fim de semana
Foto: divulgação/Curta na Serra

No Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa (20 e 21 de abril) o povoado de Serra Negra, a 9 km de Bezerros, no Agreste pernambucano, será palco da segunda edição do Curta Na Serra Mostra de Cinema ao Ar Livre. O evento tem como objetivo oferecer cinema gratuito à população da região, com uma programação diversa de filmes independentes feitos no Nordeste, além de outras atividades e shows musicais.

A edição 2019 traz o recorte de curtas-metragens nordestinos, abraçando a pluralidade de linguagens audiovisuais produzidas na região, como ficção, documentário, videoclipe, entre outras. A curadoria foi feita pelos produtores Marlom Meirelles, Eva Jofilsan e Amanda Ramos, com foco em duas vertentes 11 filmes no primeiro dia, trazendo a temática da arte como resistência social e política; e, no segundo, sete filmes que provocam reflexões sobre afeto e coletividade em tempos de ódio e intolerância.

O recorte de filmes perpassa temáticas como empoderamento feminino, a importância da arte para a construção da sociedade, a resistência da cultura e das boas tradições do Nordeste, além de respeito à diversidade sexual e de gênero. Ao todo, são cerca de 3h30 de programação audiovisual gratuita, exibida em telão ao ar livre no anfiteatro do Mirante de Serra Negra. A sessão do sábado começa às 19h, e a do domingo, às 18h.

A ação acontece como forma de incentivo para a produção audiovisual do Nordeste e para aproximar a Sétima Arte de uma localidade onde essa linguagem artística não chega. "O Curta Na Serra vem para trazer possibilidades ao público do Agreste de se informar e se emocionar com a telona, sobretudo com os filmes feitos no Nordeste", detalha Marlom Meirelles, diretor da Eixo Audiovisual, produtora que realiza o evento.