ITÁLIA

Cidade bonifica com cinema, sorvete ou cerveja grátis a quem deixar o carro em casa

Giliard
Giliard
Publicado em 23/04/2019 às 16:40
NOTÍCIA
Leitura:

Foto: Auggie Tolosa Fiab

Já imaginou ser recompensado com cinema, cerveja ou sorvete todas as vezes que deixar o carro em casa e optar por um transporte público ou de bicicleta? Na cidade de Bolonha, na Itália, esse sistema de bonificação que otimiza a mobilidade urbana e evita a emissão de gases poluentes, já está disponível e tem feito o maior sucesso!

O projeto funciona durante seis meses do ano e é financiado pela própria prefeitura. O primeiro passo é baixar um aplicativo chamado Bella Mossa, que em tradução livre significa Bom Trabalho e, em seguida, registrar as viagens feitas em transporte público ou de bicicleta. Com essas informações, o usuário passa a ter a possibilidade de trocar os pontos por produtos nos estabelecimentos que aderiram ao programa.

Além disso, o sistema também calcula a quantidade de gases poluente que foram poupados. Qualquer usuário pode ter acesso a essas informações e fica por dentro do impacto positivo da sua escolha consciente.

Iniciativa

O projeto Bella Mossa funciona desde 2017 e neste mesmo ano atingiu números surpreendentes: foram registrados 3,7 milhões de quilômetros percorridos e cerca de 16 mil cupons foram trocados.

Mais Lidas