Estação Ferroviária

São João de Caruaru é aberto oficialmente com muita cultura popular

Prefeita Raquel Lyra recebeu a bandeira de São João e cortou a fita colorida "inaugurando" o São João 2019

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 02/06/2019 às 21:50
Ana Maria Miranda/NE10 Interior
FOTO: Ana Maria Miranda/NE10 Interior

O São João de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, foi aberto oficialmente na noite deste sábado (1) na entrada da Estação Ferroviária, no coração da cidade. A abertura ficou por conta da prefeita Raquel Lyra, que recebeu a bandeira de São João e cortou a fita colorida que simbolizava a abertura da Vila do Forró em 2019. O momento foi marcado por uma queima de fogos.

Como de costume, a prefeita, secretários municipais, vereadores e autoridades seguiram em caminhada até o Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, onde o maestro Mozart Vieira subia ao palco com a orquestra de pífanos. A caminhada até o palco principal dos festejos juninos tornou-se um verdadeiro corredor da cultura popular. Havia quadrilha junina, grupos de bacamarteiros, quadrilha de pernas de pau, representantes da igreja - da montada no espaço, pelos menos, personagens cômicos, entre outros.

Quadrilhas juninas se apresentaram no Polo dos Brincantes, na Estação Ferroviária
Quadrilhas juninas se apresentaram no Polo dos Brincantes, na Estação Ferroviária
Ana Maria Miranda/NE10 Interior

A decoração deste ano teve balões e bandeirinhas, o o material gráfico recebeu elementos da xilogravura. Na Estação Ferroviária, a cultura pode ser visitada em vários espaços: o Polo do Repente, a Casa do Pife, o Teatro Mamusebá, a galeria dos homenageados, o Polo dos Brincantes (antigo Polo das Quadrilhas), o polo Juarez Santiago, entre outros.

“A cidade já se vestiu de festa, hoje pela manhã estava lotado o comércio, a feira, o Alto do Moura. E agora, à noite, na Estação Ferroviária e no Pátio de Eventos, continuaremos esse grande São João, que leva Caruaru para o Brasil inteiro. É uma emoção enorme, a cada São João é um desafio novo”, enfatizou a prefeita Raquel Lyra.

Atrações do Pátio do Forró

As atrações da noite deste sábado no Pátio de Eventos, polo principal da festa, são o maestro Mozart Vieira e a orquestra de pífanos, a cantora Elba Ramalho e o cantor Mano Walter. Os shows seguem até 2h e serão transmitidos ao vivo a partir das 22h30 pelo NE10 Interior. As apresentações também estão sendo transmitidas no Facebook.

Maestro Mozart Vieira e orquestra de pífanos foi a primeira atração da noite de abertura
Maestro Mozart Vieira e orquestra de pífanos foi a primeira atração da noite de abertura
Rebeca Nunes/TV Jornal Interior