Turismo

Inverno começa e cidades do interior são opções para curtir friozinho

Cidades como Caruaru, Gravatá, Garanhuns e Triunfo oferecem programações especiais ou gastronomia

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 21/06/2019 às 17:16
Tito Garcez
FOTO: Tito Garcez

O inverno no Hemisfério Sul começou oficialmente nesta sexta-feira (21) e as temperaturas já começaram a cair em algumas cidades do interior de Pernambuco. Para aproveitar o clima friozinho, muitos municípios realizam eventos e programações especiais. Cidades como Caruaru, Gravatá e Bezerros ainda têm as festas de São João até o fim do mês. Outros municípios começam a movimentação a partir de julho.

Para os turistas, esta é a oportunidade de assistir às apresentações e ainda montar um roteiro turístico para conhecer a região. A gastronomia também oferece diversas opções para combinar com um bom vinho ou curtir com um chocolate quente.

Confira:

Caruaru

Conhecida como Capital do Agreste, Caruaru tem o Maior e Melhor São João do Mundo. A festa chegou ao quarto e principal fim de semana. Entre as atrações do Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga neste fim de semana são DJ Alok, a dupla Zé Neto e Cristiano, os sertanejos Matheus e Kauan. Além do palco principal, os forrozeiros podem curtir a tranquilidade da Estação Ferroviária. Nesta sexta, as temperaturas na cidade deverão variar entre 25,2°C e 18°C.

Estação Ferroviária é local mais tranquilo para curtir o São João de Caruaru
Estação Ferroviária é local mais tranquilo para curtir o São João de Caruaru
Arnaldo Félix/Divulgação/Prefeitura de Caruaru

Serra Negra (Bezerros)

A Serra Negra, em Bezerros, é outro local em que há intenso movimento durante o São João. Por ser alta, a Serra traz sensação térmica de temperaturas mais baixas. No sábado e domingo (22 e 23), as atrações começam às 12h. No sábado, sobem ao palco Clara Ellys, André Rio, Dudu do Acordeon, Kléver Lemos e Mega Play. Domingo, André Ferraz, Irah Caldeira, Carlinhos Melo, Walter Lins e uma atração surpresa. Fora do período junino, bares e restaurantes são atração.

Gravatá

Importante polo gastronômico do Agreste, a cidade de Gravatá é a queridinha dos recifenses. Durante o São João, várias atrações passarão pelo palco do Pátio Chucre Mussa Zarzar. Na sexta, as apresentações são de Amigos Sertanejos, Geraldinho Lins e Léo Magalhães. No sábado, Forró pra curtir, Brucelose e Gustavo Mioto. Domingo, os shows são de Pinga Fogo, Forró do Loirão e Leonardo.

Garanhuns

O 29º Festival de Inverno de Garanhuns acontece entre 18 e 27 de julho na cidade. Este ano, o evento faz homenagem a Jackson do Pandeiro. Haverá apresentações em dezenas de polos na cidade. A grade de programação ainda não foi divulgada. Além dos shows, o clima ameno característico da cidade registra temperaturas ainda mais baixas no período. Já nesta sexta, a temperatura mínima prevista é de 17°C, enquanto a máxima é de 25°C. Para quem está com o bolso mais disponível, há diversas opções de restaurantes e bares na área central da cidade. Para quem precisa economizar, um chocolate quente faz o papel de aquecer o coração.

FIG 2019 acontece na segunda metade de julho; atrações ainda não foram divulgadas
FIG 2019 acontece na segunda metade de julho; atrações ainda não foram divulgadas
Divulgação/Prefeitura de Garanhuns

Taquaritinga do Norte

Entre os dias 11 e 14 de julho a cidade das Dálias recebe a segunda edição do Festival Café Cultural. O evento enaltece a riqueza natural da cultura do café e aquece a economia da cidade. O café de Taquaritinga é arábica típica, 100% orgânico.

A programação inclui oficinas voltadas para jovens e adultos, diversas apresentações culturais, cortejos e shows em oito polos culturais. Entre as atrações musicais estão Santanna, Flávio Leandro, Dorgival Dantas e maestro Spock. As opções turísticas são a Praça Padre Otto Sailler, a Praça Antônio Pereira, a Igreja Matriz de Santo Amaro, entre outros.

Festival valoriza o café, tem shows musicais, oficinas, entre outros
Festival valoriza o café, tem shows musicais, oficinas, entre outros
Divulgação

Triunfo

Localizada no Sertão, a cidade de Triunfo tem temperaturas que variam de 15 a 6°C nos meses frios e é considerada o "Oásis no Sertão". Entre os principais atrativos turísticos estão o Cinema Guarany, o teleférico, o Museu da Cidade de Triunfo, o Pico do Papagaio, entre outros. A gastronomia também se destaca, com pratos inusitados como o arroz vermelho e a carne de bode, além dos licores de frutas feitos artesanalmente.

O principal evento do calendário da cidade acontece na última semana de julho. A tradicional Festa dos Estudantes tem shows de atrações nacionais e locais no Pátio de Eventos Maestro Madureira. Também há apresentações na área de artes cênicas, plásticas, fotografia, audiovisual, entre outros. Em agosto, é realizado o Festival de Cinema de Triunfo, que conta com longas e curtas metragens do Brasil e outros países. As sessões acontecem no Cine Teatro Guarany, principal cartão postal da cidade.

Triunfo chega a registrar temperaturas abaixo de 10°C no inverno
Triunfo chega a registrar temperaturas abaixo de 10°C no inverno
Divulgação/Prefeitura de Triunfo