São João de Caruaru

Semana tem cinema, bate-papo e arrasta pé no São João de Caruaru

Uma programação repleta de atividades culturais para quem vai curtir o São João na cidade

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 26/06/2019 às 10:00
Arnaldo Felix
FOTO: Arnaldo Felix

Uma programação repleta de atividades culturais vai agitar a visita de turistas no São João de Caruaru, agreste de Pernambuco, durante a semana. A partir desta quarta-feira (26), o Polo dos Brincantes receberá apresentações de quadrilhas e grupos de dança, como o Grupo de Dança Flor e Barro e Orí Cia de Dança.Uma programação repleta de atividades culturais vai agitar a visita de turistas em Caruaru, agreste de Pernambuco, durante a semana. A partir desta quarta-feira (26), o Polo dos Brincantes receberá apresentações de quadrilhas e grupos de dança, como o Grupo de Dança Flor e Barro e Orí Cia de Dança.

Também nesta quarta, será realizada no Polo do Repente uma Roda de Conversa às 19h com o etnomusicólogo Carlos Sandroni, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para falar sobre o inventário das matrizes tradicionais do forró, processo que faz parte de uma pesquisa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que busca tornar o forró patrimônio imaterial do Brasil.

Na quinta-feira (27), haverá a exibição gratuita do documentário "Danado de Bom - A história do cantor e compositor João Silva" no Polo do Repente. O documentário é dirigido por Deby Brennand e conta a história do artista que foi um dos mais importantes parceiros de Luiz Gonzaga e é considerado um expressivo letrista do país. O longa mostra a trajetória profissional de João Silva, acompanhando a volta do artista a Arcoverde, sua terra natal, após mais de 30 anos distante do sertão nordestino. Após a exibição, o DJ DuArt traz para o público remixes que fundem clássicos do coco e do forró com músicas atuais.

O Polo Juarez Santiago terá uma programação mais tradicional durante todos os dias até o fim do mês. Se apresentam na quarta o Trio Arco Íris, Trio Forró Pesado e Trio Brilho da Terra. Na quinta haverá apresentações do Trio Forró de Nós Todos, Trio Forró do Bom e Trio Fole de Ouro. Para fechar a programação da quinta-feira, será realizada a festa do Maior Bolo de Macaxeira, às 18h, no bairro Divinópolis. 

Confira a programação completa de quarta e quinta-feira:

26 de junho (quarta-feira)
Polo dos Brincantes
16h: Escola Mundo Encantado
20h: Boi Mimoso
21h30: Quadrilha Animadrilha
23h: Quadrilha Dona Matuta

Polo do Repente
20h: Roda de Conversa com o Professor Carlos Sandroni - UFPE (Forró e Patrimônio Cultural e as Matrizes Tradicionais do Forró, Processo de Inventário, Dossiê, Registro e Salva Guarda)
Polo Juarez Santiago
20h – Trio Arco Íris
21h30 – Trio Forró Pesado
23h – Trio Brilho da Terra

27 de junho (quinta-feira)
Polo dos Brincantes
16h: Cia Bacurau Cultural
20h: Ori Cia de Dança
21h30: Quadrilha Paraquadrilha
23h: Grupo de Dança Flor E Barro

Comida Gigante - Maior Bolo de Macaxeira
Divinópolis, às 18h.

Polo do Repente
20h: De Repente Cinema - "Danado de Bom - A história do cantor e compositor João Silva" (Deby Brennand) Mediador Luciano Torres.
22h: DJ DuArt

Polo Juarez Santiago
20h – Trio Forró de Nós Todos
21h30 – Trio Forró do Bom
23h – Trio Fole de Ouro