menu

Cortejo com manifestações culturais se despede do São João de Caruaru

Grande Cortejo dos Brincantes junta artistas e público para se despedir dos festejos juninos

O Cortejo dos Brincantes reúne artistas e o público para se despedir dos festejos juninos com muita animação
O Cortejo dos Brincantes reúne artistas e o público para se despedir dos festejos juninos com muita animação (Divulgação)

Um cortejo será realizado para se despedir neste sábado (29) do São João de Caruaru, no agreste de Pernambuco. A concentração será a partir das 15h no cruzamento das ruas Estácio de Sá com João Cursino. O desfile começa às 16h e vai até a antiga Estação Ferroviária, onde funciona o polo São João Cultural.

Pelo segundo ano consecutivo, o grande Cortejo dos Brincantes reúne artistas e o público para se despedir dos festejos juninos com muita animação. Quase mil artistas vão percorrer as ruas do centro da cidade mostrando toda a diversidade de manifestações, ritmos e cores da festa. O cortejo no Auto das 7 Luas de Barro será composto por dez alas com bacamarteiros, quadrilhas, batuqueiros, repentistas, circenses, bandinhas de pífano e forró.

O cortejo irá homenagear figuras importantes da cultura de Caruaru e do estado como Momoca Fogueteiro, Severino Vitalino, Marlene do Forró e Sebastião Biano. A direção artística é do teatrólogo Gabriel Sá, que também foi responsável pelo desfile no ano passado.

“Nossa ideia é que toda a arte e cultura que envolvem o São João possam estar representadas neste grande folguedo, que vai às ruas para celebrar e interagir com as pessoas, reafirmando a força de uma festa que dialoga diretamente com nossas raízes”, explicou Karina Hoover, da Luni Áudio Produções, que realiza o projeto São João Cultural de Caruaru.