Viralizou

Banhistas sobem em tartaruga em extinção em praia da Indonésia

Segundo o biólogo Alexandre Henrique, a prática pode prejudicar a saúde o animal

Antonio Virginio Neto
Antonio Virginio Neto
Publicado em 10/07/2019 às 11:25
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

Um vídeo que viralizou na internet nessa terça-feira (9) tem chamado atenção dos amantes de animais pela rede. Banhistas, em uma praia de Asukweri, na Indonésia, se animam com a presença de uma tartaruga marinha, que passeava pela praia, e sobem no animal, posando para a câmera.

O peso dos seres humanos no casco do tartaruga pode trazer prejuízos à saúde do bicho, alerta o biólogo e professor de biologia Alexandre Henrique. "É como se um ser humano tentasse andar com um carro nas costas. A musculatura interna e estrutura física do animal não foram feitas para suportar o peso extra de uma carga dessas", comenta. Uma tartaruga marinha adulta pode chegar a pesar em média 350 kg.

A tartaruga marinha, animal ameaçado de extinção, teria acabado de colocar ovos no momento da gravação das imagens. Para Alexandre Henrique, a prática condiz com o instinto do animal. "Geralmente esses animais só vão à praia no momento da desova", explica.

De acordo com o biólogo, a cada mil ovos colocados, apenas duas tartarugas sobrevivem à estação de acasalamento. Para Alexandre, a reprodução desses animais é complexa. "Mesmo que os animais sobrevivam e consigam chegar até o mar, diversos fatores como a poluição e predadores naturais dificultam o desenvolvimento dos filhotes", revela.

Legislações da Indonésia protegem o animal, entretanto, até o momento da publicação desta matéria os integrantes do vídeo não foram responsabilizados. No Brasil, a pena para maus tratos a animais é de 3 anos de detenção, além da aplicação de multa.

Veja o vídeo