Projeto

“Viva Vitalino 2019” começa nesta sexta e segue até domingo em Caruaru

Evento terá missa, exposição das peças de barro, exibição de filmes e um cortejo

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 26/07/2019 às 11:06
Antônio Preggo
FOTO: Antônio Preggo

A 6ª edição do "Viva Vitalino 2019" começa nesta sexta-feira (26) e seguirá até domingo (28) no Alto do Moura em Caruaru, no agreste pernambucano. O projeto conta com uma missa, exposição das peças de barro e fotográfica, exibição de filmes, além de um cortejo, tudo para recordar os 110 anos de nascimento do Mestre do Barro.

O Viva Vitalino tem o apoio da Prefeitura de Caruaru, através da Fundação de Cultura e Turismo (FCTC), e é idealizado pelos produtores culturais Antonio Preggo e Yone Amorim. O projeto também conta com parceria da Associação dos Artesãos e Moradores do Alto do Moura (ABMAM) e da Pastoral da Cultura. As peças em barro que serão expostas foram feitas pela família de Vitalino em homenagem a Severino Vitalino.

Confira a programação completa:

Sexta-feira (26/07)
18h - Missa na Igreja de São José, em homenagem a Mestre Vitalino, com participação de vários artistas.

Sábado (27/07)
10h - Abertura da exposição "Peças de Barro da Família Vitalino" e da exposição fotográfica "Discípulos de Vitalino", na ABMAM. As exposições continuarão no local até o final de agosto.
19h - Homenagem ao Mestre Galdino com exibição do filme "A Peleja do Bumba Meu Boi contra o Vampiro do Meio Dia", que completa 35 anos de lançamento; e debates entre os participantes com a mediação de Pedro Aarão e Lula Lourenço, diretores do filme, na ABMAM.

Domingo (28/07)
15h - Exibição do filme "Um dia com Severino Vitalino" e concentração para o cortejo na ABMAM.
16h - Saída do cortejo com a participação de 10 entidades culturais e 35 estandartes que homenageiam artistas e personalidades que contribuíram para a cultura caruaruense. Durante o cortejo, são homenageados artistas do Alto do Moura, escolhidos pela comunidade.
17h - Chegada do cortejo no palco que ficará localizado na Praça do Artesão, onde acontecerão declarações de poesias e shows com artistas culminando com o Forró Vitalino coordenado por Valdir Santos com participação de João do Pife, Walmir Silva e regional.