Homenagem

Caruaru realiza tributo a Luiz Gonzaga nesta sexta-feira

Programação conta com oficinas, debate e palestras

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 30/07/2019 às 9:24
Reprodução internet
FOTO: Reprodução internet

A Prefeitura de Caruaru, no agreste pernambucano, realizará na próxima sexta-feira (2 de agosto) o II Tributo ao Rei do Baião Luiz Gonzaga. O evento busca fazer uma homenagem aos 30 anos de saudade de Luiz Gonzaga, por causa do aniversário de morte. A programação é toda montada para fazer um tributo ao artista, com oficina, debate e palestras.

As atividades começarão às 9h no Museu do Barro, com uma oficina de ritmos nordestinos (baião, xote e arrasta-pé), que será ministrada por Ivson Santos. Às 14h, na Câmara de Vereadores de Caruaru, o gerente de Cultura da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru (FCTC), Hérlon Cavalcanti, realizará a palestra “Três décadas de saudade”. Em seguida, o pesquisador Ademário King falará sobre o tema “Luiz Gonzaga e sua relação com os compositores de Caruaru”.

O público também poderá conferir um debate sobre legado cultural de Luiz Gonzaga através das gerações, com as participações de Lucas do Acordeom, Verônica Vaz (do trio "As Fulô") e Gilvan Neves. Ainda na Câmara de Vereadores, será entregue diplomas aos compositores de Caruaru e a exibição de um programa de rádio que homenageará o Rei do Baião.

Veja a programação completa:

9h às 11h - Oficina de ritmos Nordestinos com Ivson Santos – Baião, xote e arrasta pé
Local: Museu do Barro

14h às 14h30 - Palestra sobre Luiz Gonzaga Três Décadas de Saudades com Hérlon Cavalcanti, gerente de Cultura da FCTC
Local: Câmara de Vereadores de Caruaru

14h30 às 15h - Palestra com o pesquisador Ademário King com o tema: Luiz Gonzaga e sua relação com os compositores de Caruaru
Local: Câmara de Vereadores de Caruaru

15h às 16h - Debate cultural: O legado cultural de Luiz Gonzaga através das gerações na visão de Lucas do Acordeom, Verônica Vaz (do Trio As Fulô) e Gilvan Neves
Local: Câmara de Vereadores de Caruaru

16h às 17h - Entrega de diploma aos compositores de Caruaru: Onildo Almeida, Juarez Santiago (in memoriam), Nelson Barbalho (in memorian), (Valéria Barbalho), Janduhy Finizola e Zé Marcolino (in memoriam) ( Fatima Marcolino)
Local: Câmara de Vereadores de Caruaru

17h às 18h - Exibição do programa Tarde Sertaneja da Rádio Cultura do Nordeste AM-1130 em homenagem ao Rei Luiz Gonzaga com diversas atrações locais ao vivo direto da Câmara de Vereadores. Apresentação: Hérlon Cavalcanti.