Livros

4ª Fenagreste começa nesta quarta-feira (4) em Caruaru

Confira a programação completa do evento, que segue até domingo (8)

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 03/09/2019 às 16:53
Edson Acioli/Divulgação
FOTO: Edson Acioli/Divulgação

A quarta edição da Feira Nacional do Livro do Agreste (Fenagreste) começa nesta quarta-feira (4) com mais de 60 atrações culturais, entre lançamentos literários, debates, palestras, apresentações musicias, teatro, oficinas, entre outras. Além disto, haverá estandes de 50 editoras e distribuidoras de livros. A programação é gratuita e será no Espaço Cultural Tancredo Neves. O evento vai até o dia 8 de setembro.

A abertura oficial da feira está marcada para 19h desta quarta, quando os repentistas João Lídio, Luciano Leonel, o poeta Jeferson Moisés e o escritor Sidney Rocha prestarão homenagens a Fernando Lyra (In memoriam) e Mestre Sebá, patronos da Fenagreste 2019. Este ano, o tema principal do evento é "Palavra: do impresso ao digital".

Entre os destaques da programação estão a jornalista Eliane Cantanhêde (colunista política do jornal O Estado de São Paulo e comentarista da GloboNews), o escritor e dramaturgo Ronaldo Correia de Brito, a poeta Bell Puã (vencedora do Slam BR- Campeonato Brasileiro de Poesia Falada), a também poeta declamadora Luna Vitrolira, a youtuber Sofia Santino, o cantor e compositor Maciel Melo, o cantor Josildo Sá e o Maestro Spok (este último, além de apresentar um show, fará o lançamento do seu primeiro livro, Sementes).

A Fenagreste também terá oficinas gratuitas como Escrita Criativa, ministrada pelo escritor Sidney Rocha, a oficina de produção de texto voltada para crianças letradas, entre 6 e 9 anos de idade, ministrada pelos educadores Hélder Caran e Larissa Vieira, entre outras.

A Prefeitura de Caruaru, parceira da feira, está investindo R$ 850 mil em bônus para que os professores da rede municipal possam adquirir livros. No estande da prefeitura também acontecerão lançamentos de livros de escritores caruaruenses. A Fenagreste é uma realização da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) com apoio da Prefeitura de Caruaru e da Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros).

Confira a programação:

Quarta-feira (4/09)

Palco principal

10h às 11h – Apresentação de Mestre Sebá e contação de histórias infantis.

15h às 16h - Apresentação de Mestre Sebá e contação de histórias infantis.

19h – Solenidade de abertura – Homenagem a Fernando Lyra (In memoriam) e ao Mestre Sebá e apresentação dos repentistas João Lídio e Luciano Leonel.

Café Literário

16h às 17h – Lançamento dos livros “Diálogos da Edução do Campo” (Iranete Lima, Janssen Felipe e Michele Guerreiro), “Práticas avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículo” (Janssen Felipe, Jussara Hoffmann e Maria Teresa Esteban); “Africanidades, afrobrasilidades e processo (des)colonizador: contribuições à implementação da Lei 10.639/03” (Fátima Garcia, Antônio Novaes, Janssen Felipe) e “Educação, diversidades e culturas” (Cibele Rodrigues, Patrícia Simões, Luciana Marques, Ednaldo Torres, Janssen Felipe).

17h às 17h30– Apresentação da linha editorial da Revista Interritórios pelo professor Janssem Felipe (UFPE).

17h30 às 18h – Lançamento do livro “Projeto Conexões, os impactos das novas mídas na comunicação, volume 2 (Docentes: Diego Gouveia, Sheila Borges, Fátima Finizola, Izabela Domingues, Amanda Mansur, Fabiana Moraes, Eduardo César Maia e Amílcar Bezerra).

Auditório

9h30h às 11h30 – Palestra com o fundador do Caruaru no Face, João Henrique da Silva sobre empreendedorismo, redes sociais, privacidade e fake news.

14h às 15h30 - Palestra “Saúde Mental e acolhimento” com o psicólogo Tiago Rosas.

16h às 17h30 – Palestra “Letramento em programação, emponderando as novas gerações para produzir e não apenas consumir” com a professora Michele Lima (UFPE).

Palco externo

10h às 11h – Palestra “Livro: do papiro ao digital com o editor Tarcísio Pereira.

14h às 15h - Palestra “Livro: do papiro ao digital com o editor Tarcísio Pereira.

Quinta-feira (5/09)

Palco principal

10h30 às 11h30 – Apresentação do Mestre Sebá e contação de histórias infantis.

15h às 16h - Apresentação do Mestre Sebá e contação de histórias infantis.

Café Literário

14h às 16h – Oficina “Produção Audiovisual em Mobile” com Raphael França (TVPE).

20h30 às 21h - “Cantando a liberdade”, voz e violão com Douglas e Jeosadack.

Auditório

9h às 10h30 – Palestra “Leitura e tecnologia: a formação do leitor em tempos de modernidade”, com a professora Roziane Marinho Ribeiro (Universidade Federal da Campina Grande/PB).

10h30 às 12h – Palestra “A arte digital e o autismo” com Diogo, Rejane e Roberto Calife.

13h às 14h30 – Palestra “Aprendizagem e Tecnologia” com Ana Cristina de Avelar (UFPE/SEDUC/Prefeitura do Recife)

17h às 18h – Lançamento do livro “A Estética da Indiferença”, de Sidney Rocha.

19h às 20h30 – Palestra “Liberdade de Imprensa” com a jornalista Eliane Cantanhêde seguida de mesa-redonda com a participação de Eliane Cantanhêde, dos jornalistas Paulo Cunha e José Nivaldo Júnior e mediação de Rubens Jr.

Espaço multiuso

10h às 12h – Oficina “Produção audiovisual mobile” (Gustavo Almeida, TVPE)

14h às 16h30 – Worksohp de leitura e escrita criativas “O Eu e a nova narrativa” com o escritor Sidney Rocha.

Palco externo

9h às 10h30 – Atividades de educação ambiental. Projeto Amigos do Meio Ambiente (AMA). Participação dos alunos do Grupo de Gestão Ambiental Avançada (GAMA) e alunos das escolas municipais de Caruaru.

15h às 16h – Oficina lúdica de produção de textos para crianças letradas (6 a 9 anos) com os educadores Hélder Caran e Larissa Vieira.

Lançamentos

16h às 16h30 – Lançamento do livro “Poder e Saber, de Darley de Lima Ferreira, no Espaço do Autor Caruaruense (Estande da Prefeitura de Caruaru).

18h às 19h – Geneton, Viver de ver o verde mar, de Ana Farache e Paulo Cunha, no Estande da Cepe Editora.

Sexta-feira (6/09)

Palco principal

10h30 às 11h – Apresentação de Mestre Sebá e contação de histórias infantis

20h às 21h – Show de Maciel Melo

Café Literário

16h às 17h – Mesa-redonda “Analógico digitalizado: livros, mercado editorial e alternativas” com participação dos escritores e editores Wellington de Melo (Cepe Editora), Fred Caju (Castanha Mecânica) e Thiago Corrêa (Vacatussa).

17h às 18h – Roda de conversa e lançamento do livro “Feirantes: quem são e como administram o s seus negócios?” do professor Márcio Sá (UFPE).
18h às 19h – Palestra “Criação analógica, divulgação digital” com o escritor Ronaldo Correia de Brito.
19h30 às 20h30 – Partitura teatral “A palavra cantada de Brecht” com João Augusto Lira e lançamento do livro Poética do Grito e Geografia da Vertigem.

Auditório

9h às 10h30 – Palestra “Letramento literário em ambientes digitais com Graça Lins (Porto Digital/Recife).

10h30 às 12h30 – Palestra “Formação de educadores e cultura digital: case Castanheiras, com Janaína Branco (C.E.S.A.R Schol).

13h30 às 15h – Oficina “Interpretação e produção de textos com Cíntia Torres (UFPE).

15h às 16h30 – Palestra “Robótica na educação e educação na robótica” com o professor Jadson Amorim.

18h às 19h30 – Mesa-redonda “A Igreja progressista brasileira nos tempos de repressão” com a participação de Antônio Jorge Siqueira (Prof.Dr/UFPE), jornalista Jailson da Paz e mediação de Tarcísio Pereira.

Palco externo

9h30 às 10h30 – Palestra “Bullyng racial nas escolas” com o Coletivo Afro Ilê Dandara.

Lançamentos

17h às 17h30 – Lançamento do livro Nada consta, de Fred Caju, no estande Cepe Editora.

17h30 às 18h – Lançamento do livro “Amplitude Modulada”, de Edson Tavares, no Espaço do Autor Caruaruense, estande da Prefeitura de Caruaru.

18h30 às 19h – Lançamento do livro “Quermógenes Dias- O crítico literário”, de Josué Lucas da Silva, no estande da Cepe Editora.

19h às 19h30 – Lançamento do livro “O Santo Revelado – fotobiografia de Dom Helder Câmara, no estande da Cepe Editora.

20h às 20h – Lançamento do livro “Poética do Grito e Geografia da Vertigem – a dramaturgia de João Denys, de João Augusto Lira, no Café Literário.

Sábado (7/09)

Palco principal

14h às 15h30 – Show “História da Caixola”, com o escritor e músico Alexandre Revoredo

15h30 às 18h – Bate-papo com a youtuber Sofia Santino

18h às 19h – Revista Continente Convida: Roda de conversa “Poesia do Corpo”, com as poetas Bell Puã, Luna Vitrolira e mediação da jornalista e editora da Continente, Adriana Dória Matos

20h às 21h – Show do Maestro Spok com dançarinos

Café Literário

16h às 17h – Mesa-redonda “Reinventar-se na maturidade” com a psicanalista Silvia Gusmão e convidados.

17h às 17h30 – Lançamento do livro “LGBTfobia na educação e atuação da gestão escolar”, de Émerson Santos.

17h30 às 18h – Apresentação da linha editorial da revista “Debates Insubmissos” com a professora Allene Lages (Observatório dos Movimentos Sociais da América Latina/Centro Acadêmico do Agreste/UFPE).

19h às 19h30 – Poesia de Cordel – Identidade Cultural Nordestina, com o professor José Urbano, e apresentação de cordelistas

Auditório

9h às 10h - Aulão/oficina de produção de texto do Galo da Redação, projeto de extensão do Centro Acadêmico do Agreste (UFPE).

10h às 11h – Palestra “A ciência na literatura de ficção científica” com o professor João Eduardo Ramos (UFPE).

14h às 15h - Oficina de Rádio com os professores Victória Melo e Daniel Santos (UFPE).

15h às 15h30 – Laboratório “Radionovelas”, com Gabriel Pedroza (UFPE).

17h às 18h – “Poesia para quem gosta”, com a professora Silvana Medeiros (UFPE).

Lançamentos

15h às 15h30 – Lançamento do livro infantil “Dianimal”, de Alexandre Revoredo, no estande da Cepe Editora.

17h às 17h30 – Lançamento do livro “Maturidade: um tempo novo”, organizado por Silvia Gusmão, no estande da Cepe Editora.

17h30 às 18h – Lançamento do livro “LGBTfobia na educação e atuação da gestão escolar”, de Emérson Santos, no Café Literário.

18h30 às 19h30 – Lançamento do livro de poesias “Sementes”, do Maestro Spok.

Domingo (8/09)

Palco principal

11h às 12h – Tio Bruninho

15h às 16h – Apresentação de Mestre Sebá

17h30 às 18h –Apresentação de cordelista

18h – Show musical com Josildo Sá

Café Literário

16h às 17h – Apresentação musical com os professores Sandro Salles e Péricles Macedo (UFPE)