Receita

Pele ressecada? Aprenda a fazer hidratante em casa

Artesã especializada em essências naturais revela o passo a passo para fazer o creme

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 17/10/2019 às 16:15
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

O ressecamento da pele pode ser bastante prejudicial à saúde e ainda afeta a autoestima. Os cremes hidratantes deixam a pele mais macia e perfumada e são uma boa saída para evitar que o problema dermatológico ocorra. No programa Cotidiano, da TV Jornal Interior, a artesã Mariza, especializada em essências artesanais, revelou o passo a passo para fazer um de seus cremes.

Primeiro, é preciso pegar 500 ml de água mineral fervendo e adicionar 200 gramas da base croda. Depois que a base dissolver, a próxima etapa é colocar uma colher de sopa de nipagim, que é um conservante natural antibactericida. Na sequência, devem ser adicionadas quatro colheres de sopa de ureia, que irá criar um "filme protetor" na pele.

Depois que todos os elementos estiverem dissolvidos, o próximo passo é despejar o creme em um recepiente maior, ainda quente, junto com um litro de água mineral fria. Na hora de misturar, o ideal é mexer rápido como se estivesse desenhando a letra "X". Em seguida, pode-se utilizar um mixer para que o creme fique mais consistente. Em seguida, deve-se adicionar 50 ml de óleo de silicone e 50 ml de óleo de avelã e dissolver com uma espátula.

Os próximos ingredientes utilizados são 100 ml de extrato de leite de cabra, que é um calmante e cicatrizante, e 100 ml de extrato glicólico de algas, que ajuda no tratamento de estrias e celulites. Mais 100 ml de água fervente devem ser adicionados, junto com duas colheres de sopa de manteiga de karité.

Já chegando perto do final, deve-se colocar 100 ml da essência de sua preferência e gotas de um corante cosmético até que o creme fique na tonalidade de sua preferência. Depois de mexer com o mixer, deve-se colocar a mistura em uma bolsa plástica, cortar uma das pontas de bolsa e depositar o creme em um recipiente da sua preferência. Após esfriar, o hidratante estará pronto para ser utilizado!

Veja no vídeo: