Carnaval

Representantes do Galo da Madrugada visitam Memorial Mestre Dila

Cordelistas e xilogravuristas serão homenageados no bloco de Carnaval em 2020

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 17/10/2019 às 19:15
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Um grupo da comissão de organização do Galo da Madrugada esteve na manhã desta quinta-feira (17) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, para visitar o Memorial Mestre Dila, inaugurado recentemente. O espaço abriga mais de mil obras de xilogravuras e cordéis confeccionadas por ele.

Hoje aos 82 anos, Mestre Dila não produz mais peças por causa de problemas de saúde. Ele será um dos homenageados do desfile do maior bloco de rua do mundo em 2020. Mestre Dila nasceu em 23 de setembro de 1937, em Bom Jardim. Em 1950, começou a fazer trabalhos de xilogravura e cordel, com temática de religiosidade, lendas e mitos nordestinos. Em 2002, recebeu o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco.

Para o filho de Mestre Dila Valdez Soares, o Galo é uma representação mundial. "Quando a gente soube da notícia desta homenagem que o Galo da Madrugada vai fazer agora em 2020 aos cordelistas, aos xilogravuristas, e a outros personagens de Pernambuco, a gente recebeu como uma carta de São Pedro para conhecer o primeiro andar", destacou.

Após a visita ao memorial, a comissão do Galo seguiu para a Casa do Cordel, na Estação Ferroviária. Eles estavam acompanhados do embolador Galo Preto, que também será homenageado no próximo ano. "Galo Preto estava devendo um passeio, se encontrar com o Galo da Madrugada", disse o artista.

Xilogravuras no Cordel do Frevo

O tema do Galo em 2020 será "Xilogravuras no Cordel do Frevo" e seis pessoas serão homenageadas. "A gente pretende dar oportunidades a esses artistas, e outros que não estão diretamente ligados ao tema, mas indiretamente estão, como o cantador de embolado, o coco, que é muito praticado em cidades do Agreste, do Sertão, e vamos prestar também homenagem a uma comunidade indígena", explicou o presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Menezes.