Literatura

4ª Bienal do Livro de Garanhuns começa nesta quarta-feira

Programação - gratuita - inclui lançamento de livros, palestras, debates e shows

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 22/10/2019 às 19:08
Divulgação
FOTO: Divulgação

A quarta edição da Bienal Internacional do Livro de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, começa nesta quarta-feira (23) e segue até o próximo domingo (27) na Praça Mestre Dominguinhos. A programação - gratuita - inclui lançamento de livros, palestras, debates e shows.

O intuito do evento é celebrar a literatura brasileira, com destaque para a produção pernambucana. Este ano, os homenageados da bienal são o jornalista e professor da rede municipal José Cláudio Gonçalves de Lima e o também jornalista Humberto Alves de Moraes (in memorian).

Entre as atrações confirmadas estão o escritor Raimundo Carrero e a jornalista esportiva Carol Barcelos (25/10), o poeta popular Jessier Quirino (26/10) e o educador Celso Antunes (24/10). A abertura oficial será na quarta-feira (23), às 19h, com apresentação da Orquestra Manoel Rabelo, no Centro Cultural.

Na quinta (24), a partir das 9h, estão programadas apresentações de cordel, recital poético, apresentação de fanfarra, espetáculo teatral e contação de histórias. Às 10h, o evento recebe a doutora em pedagogia Maria Alexandre, para o curso Dinâmicas em Literatura Infanto/Juvenil e seus aspectos formativos. No período da tarde, haverá apresentações de escolas da região. À noite, uma das principais atrações da feira é Celso Antunes, especialista em inteligência e cognição e mestre em Ciências Humanas.

Já na sexta, terceiro dia do evento, o romancista Raimundo Carrero apresenta, às 11h, a recém-lançada novela Colégio de Freiras. No mesmo dia, às 18h, a jornalista Carol Barcellos fala sobre a experiência com esportes radicais e autografa o livro Quebrando os Limites.

No sábado, a grande atração da noite é Jessier Quirino, com o espetáculo "Juntando os Cacarecos", a partir das 19h. O último dia começa em ritmo de forró, às 9h, no Teatro Luiz Souto Maior, com a Quadrilha Império Nordestino. O domingo segue com outras apresentações de música e dança, além de palestras sobre temas variados, até 21h.

Bienal do Livro

A feira é realizada pela Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros), com patrocínio da Editora Construir e apoio da Prefeitura Municipal de Garanhuns. O evento tem ainda o apoio das Secretarias de Educação, Desenvolvimento Econômico e de Turismo de Garanhuns, da Prefeitura de Paranatama, Prefeitura de Saloá, Sesc Garanhuns e da Editora Vozes.