Hidratação

Veterinário explica cuidados com animais no calor

Pets precisam de cuidados especiais no clima quente

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 29/10/2019 às 19:44
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

A proximidade do verão já tem deixado o clima mais quente e neste período é necessário tomar cuidados para deixar os cães e gatos hidratados e evitar problemas de saúde nos animais, como irritações e problemas de pele.

A servidora pública Andreza Karla tem um cão da raça Shih tzu, que tem os pelos longos. Por causa disto, são necessários cuidados redobrados. "Ele sente mais calor do que um de pelo curto. Além do banho semanal, todos os dias saímos com ele para levar a brisinha da noite que refresca mais a pele dele", afirmou. A servidora costuma colocar gelo na água e comprou uma manta térmica para que o cachorro possa deitar.

De acordo com o veterinário Lucas Bastos, o ideal é passear com os cachorros no início da manhã, no fim da tarde ou à noite, quando o clima está mais fresco e o chão está frio. O piso quente pode ferir e inflamar as patas. Também é possível colocar sapatos nos animais para proteger as patas. Deve-se evitar utilizar vasilhas de inox para a água, que esquentam. O dono deve ainda prestar atenção se o animal está ofegante ou cansado, que indica sede.

Veja na reportagem do Cotidiano, da TV Jornal Interior: