Artesanato

De Caruaru, "pedidores de abraço" fazem sucesso no Brasil

Peças são confeccionadas por dois artesãos da Capital do Agreste

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 12/11/2019 às 19:24
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Dois artesãos de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, estão fazendo sucesso no Brasil pela confecção de peças em argila conhecidas como "pedidores de abraço". Os bonecos são feitos sempre de braços abertos e têm um significado especial.

O objetivo, de acordo com um dos artesãos, era de que a peça tivesse sentimento, um significado além da decoração. "O negócio funcionou, o nome foi inspirado nas pessoas que pediam auxílio nas portas, que em troca dos auxílios que a gente dava, eles nos pagavam com um abraço. E num abraço cabe tudo. Gratidão, amor, carinho", explicou Yran Palmeira.

Antes, Yran e Emeton Kroll tinham uma galeria, mas agora a casa ateliê Armoriarte abriga as peças. É no espaço em que os dois esculpem e pintam os bonecos. Lá também funciona como exposição para quem quiser comprar ou apenas visitar.

Feitas à mão

A dupla fez peças para a Casa Cor de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Norte, entre outros. Antigamente, eles precisavam de poucos dias para entregar uma encomenda. Agora, o sucesso foi tão grande que há mais de 200 pedidos. O prazo para entrega é 150 dias, já que todas as peças são feitas 100% à mão, apenas pelos dois.

Veja na reportagem do "Cotidiano", da TV Jornal Interior: